Últimas notícias

Suzano (SUZB3) compra Vitex e Parkia por US$667 milhões

O pagamento será em duas parcelas, a primeira no fechamento da transação e a segunda após doze meses

Suzano (SUZB3) compra Vitex e Parkia por US$667 milhões
Foto: Divulgação/Suzano Papel e Celulose/
  • Segundo o Itaú BBA, a transação faz sentido porque a base florestal está localizada próxima às atuais fábricas da empresa, que tem uma posição de balanço mais confortável e um custo de dívida mais baixo do que quando a Fibria quando decidiu vender essa base florestal em 2013.

A fabricante de celulose Suzano anunciou nesta quinta-feira que assinou contrato para compra de todas as ações detidas pela Arapar e pelo fundo de investimento Florestais FIP na Vitex e na Parkia por 667 milhões de dólares.

O pagamento será em duas parcelas, a primeira no fechamento da transação e a segunda após doze meses, disse a empresa em fato relevante. O acordo ainda requer a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Em nota a clientes, o Itaú BBA comentou que os ativos são de florestas, as mesmas que a Fibria vendeu para a Parkia em 2013: 206 mil hectares nos Estados de Mato Grosso do Sul, Bahia, Espírito Santo e São Paulo. Após a venda para a Parkia, a Fibria assinou contrato de compra de madeira dessas terras por 50 milhões de dólares por ano.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo o Itaú BBA, a transação faz sentido porque a base florestal está localizada próxima às atuais fábricas da empresa, que tem uma posição de balanço mais confortável e um custo de dívida mais baixo do que quando a Fibria quando decidiu vender essa base florestal em 2013.

Além disso, “é um movimento defensivo, uma vez que o terreno comprado é grande o suficiente para que um potencial concorrente o utilize para instalar nova fábrica de celulose no Brasil”, diz trecho do relatório assinado por Daniel Sasson e equipe.

Os analistas ainda comentaram que, do aspecto operacional, não esperam que o negócio traga mudanças para a Suzano, cuja ação tinha queda de 1% às 14h16 (horário de Brasília). No mesmo horário, o Ibovespa tinha alta de 0,4%.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos