

Os riscos de uma recessão nas economias global e dos EUA subiu de 40% para 60% com o anúncio esta semana do novo e abrangente regime de tarifas dos Estados Unidos, de acordo com o JPMorgan.
“As políticas disruptivas dos EUA foram reconhecidas como o maior risco para as perspectivas globais durante todo o ano”, disse Bruce Kasman, economista-chefe e chefe de pesquisa econômica global do JPMorgan. “As últimas notícias reforçam nossos temores, pois a política comercial americana se tornou decisivamente menos favorável às empresas do que havíamos previsto”, acrescentou.
- Leia também: Recessão ou estagflação? Os riscos da economia nos EUA e o impacto para o mercado brasileiro
A perspectiva do banco para 2025 reconheceu que o governo Trump agiria agressivamente em várias frentes, mas incorporou seu compromisso subjacente de apoiar os negócios e a vida da expansão econômica, disse Kasman. A questão é que “a combinação de políticas dos EUA parece estar se afastando ainda mais do apoio à expansão atual”, afirmou ele.
O efeito direto seria o maior aumento de impostos sobre as famílias e empresas do país desde 1968, que precedeu a recessão de 1969-70, segundo Kasman.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Consideramos a implementação total das políticas das tarifas dos EUA anunciadas como um choque macroeconômico substancial não incorporado atualmente em nossas previsões… essas políticas, se mantidas, provavelmente levariam a economia dos EUA e possivelmente a economia global à recessão este ano”.
*Com informações de Dow Jones Newswires