Últimas notícias

Elevamos a taxa de juros real neutra de 3,5% para 4%, aponta Guillen

Diretor de Política Econômica do BC destacou também que houve uma surpresa grande de inflação no curto prazo

Fachada do Banco Central. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por Thaís Barcellos e Lorenna Rodrigues – O diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, divulgou há pouco que a autoridade monetária aumentou a projeção de taxa de juros neutra de 3,5% para 4,0%. “Há sempre muita incerteza sobre taxa neutra, temos modelo e analisamos no RTI.”

Guillen destacou também que houve uma surpresa grande de inflação no curto prazo, com efeito de commodities e menor impacto de redução da alíquotas de IPI, por exemplo, além de preços industriais e serviços. “Esperamos arrefecimento gradual de IPCA, mas com pressões de bens e serviços.”

Ele ainda esclareceu que o BC não está contemplando reajuste recente de combustíveis na sua projeção de IPCA. O BC espera 8,8% para 2022 e 4,0% para 2023. “Já incorporávamos na projeção de curto prazo alta de combustíveis. Não incorporamos impacto de medidas de combustíveis na projeção de IPCA”, completou.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Guillen concede entrevista coletiva à imprensa sobre a condução de política monetária, ao lado do presidente do BC, Roberto Campos Neto. O Relatório Trimestral de Inflação (RTI), inicialmente previsto para ser divulgado hoje, só será publicado na próxima quinta-feira (30) devido à greve dos servidores da autarquia.