O uso dos títulos públicos por pessoas físicas como garantia de empréstimos para instituições financeiras pode ganhar nova regulamentações e possibilidades até o fim do ano, disse Paulo Marques, coordenador geral do Tesouro Direto, nesta terça-feira (8). “Estamos com essa novidade nos próximos três meses, estamos trabalhando com o Banco Central e a B3, para a gente poder lançar até o fim do ano”, afirmou Marques com exclusividade ao E-Investidor. O executivo do Tesouro estava presente em evento da Warren Investimentos sobre o programa Garotas do Tesouro.
Leia também
Marques não quis dar grandes detalhes sobre como funcionaria o uso dos títulos do Tesouro Direto como garantia de empréstimos, mas disse que a medida envolverá as grandes instituições financeiras. “Queremos desenhar essa modalidade da forma mais abrangente possível, tanto pelo mercado de crédito quanto pelo mercado imobiliário”, comentou Marques.
Durante o evento, ele também comentou que a demanda pelos títulos públicos vem crescendo devido à taxa de juros mais elevada, que vem trazendo mais investidores para o Tesouro. “No entanto, vejo que a questão da educação financeira é que está engordando esse número de investidores, a alta da taxa de juros não é um fator único de impacto”, aponta Marques.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O coordenador do Tesouro Direto estava presente no evento de lançamento do reality show Garotas do Tesouro, que tem apoio do Tesouro Nacional e da B3 (B3SA3). O foco do reality show é trazer educação financeira para as mulheres do Brasil, oferecendo ao público tutoria sobre investimentos, gestão financeira, inteligência emocional e outros assuntos do mundo das finanças. A vencedora do reality deve ganhar R$ 100 mil, conforme adiantou o E-Investidor.
O regulamento diz que apenas 100 mulheres acima de 18 anos e de presença digital relevante, com mais de 1 mil seguidores e referência em algum tema para o público feminino, serão selecionadas para o programa. Durante o evento, Marques disse que o Tesouro Direto está fazendo esforços para ter mais mulheres investidoras, como ampliação da gama de títulos públicos e uma comunicação mais acessível.
“O Tesouro Direto tem uma carteira repleta de investimentos e tem espaço para todos os investidores. Queremos estar conectados com as mulheres”, disse o coordenador do Tesouro, durante o evento.