Publicidade

Tempo Real

Tim (TIMS3) promete Pix a cada nova regarca no celular de clientes; entenda

Além de anunciar Ivete Sangalo como garota propaganda, a operadora divulga nova estratégia para celular

Tim (TIMS3) promete Pix a cada nova regarca no celular de clientes; entenda
Símbolo da Tim (TIMS3). Foto: Adobe Stock

A Tim (TIMS3) lança, nesta quinta-feira (22), uma nova campanha em que promete enviar Pix de até R$ 3 a cada nova recarga em celular pré-pago da operadora. Além disso, oferecerá conectividade ilimitada para Whatsapp até o fim de cada mês, após recargas de qualquer valor. O lançamento da estratégia publicitária conta com a cantora Ivete Sangalo como nova embaixadora da marca.

“O Pix é hoje a notificação mais desejada pelos brasileiros, quando chega um dinheiro na conta”, disse Alberto Griselli, CEO da operadora, em entrevista coletiva.

Na campanha, chamada Tim Pré XIP (uma corruptela de “chip” e Pix ao contrário), os clientes receberão um Pix de R$ 1 após recargas de até R$ 25 e de R$ 3 nas recargas de R$ 30 para cima. As transferências acontecerão no momento da recarga, que deve ser realizada obrigatoriamente pelo aplicativo da companhia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os clientes só poderão receber o pagamento em recargas feitas com três dias de espaçamento. A oferta ainda não tem prazo para ser encerrada.

Além disso, recargas de qualquer valor vão garantir aos usuários a conectividade do aplicativo de mensagens Whatsapp até o fim de cada mês, independentemente do tempo de validade da recarga. Hoje a menor recarga oferecida pela operadora é de R$ 15, que pode ser usada ao longo de dez dias.

“A franquia pode acabar no meio do mês, e o cliente continua conectado com a família, amigos, trabalho [pelo Whatsapp]. É uma proposta de valor mais rica”, ressaltou Griselli.

A Tim deseja digitalizar mais os clientes, pois isso traz benefícios para a empresa, afirmou o CEO. “Na medida em que o cliente quer gozar do Whatsapp ilimitado até o final do mês e um Pix na conta após a recarga, isso deve ser feito através do aplicativo”, frisou. “O desenho, do ponto de vista de negócio, é feito com objetivo de digitalizar mais a base de clientes pré-pago.”

Publicidade

Para os novos clientes pré-pagos, excepcionalmente, a transferência será feita com a primeira recarga em qualquer um dos canais, incluindo bancas de jornal e farmácias.

Griselli afirmou ainda que a associação do valor do Pix ao valor da recarga aponta para o compromisso do cliente com a operadora. “O benefício é proporcional, é maior na medida em que o compromisso do cliente é maior. Se recarrega R$ 30, recebe R$ 3. Se recarrega valor menor, recebe valor menor”, disse, enfatizando: “Construímos um estímulo para que o compromisso do cliente conosco seja de mais tempo.”

Modalidade em declínio na Tim

Os planos pré-pagos estão declinando no mercado – e também na Tim, com recuo de 4,7% no segundo trimestre de 2024 ante igual período de 2023, em virtude da migração para o pós-pago, que teve aumento de 9% no mesmo período, de acordo com a companhia.

Mas o segmento pré-pago continua relevante na Tim, que tem 33 milhões de clientes nessa modalidade, pouco mais da metade dos 62 milhões existentes na base da operadora. O pré-pago representa 25% da receita da operadora, de acordo com Fabio Avellar, vice-presidente de Receitas.

Griselli complementou: “Por ser ainda representativo na nossa base, estamos sempre procurando inovações para que o valor percebido e entregue ao cliente seja maior.”

Publicidade

Com a nova oferta, a Tim surfa no sucesso do Pix. Há cerca de 740,6 milhões de chaves de pessoas físicas no país, de acordo com dados do Banco Central (BC). Indagado sobre a possibilidade de fraudes explorando esta modalidade de pagamento, Avellar frisou que a Tim fez um “grande trabalho interno e com as instituições financeiras” sobre o tema.

“Estamos bastante confortáveis de seguir estritamente todas as boas práticas de governança da companhia e da cibersegurança, indicada pelos bancos. Estamos bastante atentos a esse tema”, disse. “Se o cliente tiver algum problema, ele vai poder acionar o contact center e a gente vai ver o que aconteceu.”

Conforme os dados mais recentes do Banco Central, em julho foram informadas 549.270 fraudes com Pix, num universo de 5,4 bilhões de transações.

O lançamento do Tim Pré XIP não afetará as outras ofertas da operadora, como o cashback do Zé Delivery, uma parceria com a Ambev (ABEV3): o cliente pré-pago tem cashback no app de entrega de bebidas a cada recarga mensal de R$ 15.

Garota-propaganda

A operadora Tim, que já tem a cantora Iza e o apresentador Marcos Mion como “embaixadores da marca”, contratou Ivete Sangalo para se juntar ao time e lançar a oferta Tim Pré XIP.

Publicidade

A operadora apresentará dois filmes curtos, que vão ao ar na TV aberta, em que figuram Sangalo e Iza. A campanha, desenvolvida pela Betc Havas, também estampará 158 lojas próprias e mais de 100 mil pontos de venda, outdoors, abrigos de ônibus e até antenas, em algumas cidades.

A companhia não informa os valores gastos na ação. “Todos serão suficientemente impactados de forma poderosa para vir para a Tim recarregar conosco”, disse Avellar. “É um investimento suficientemente relevante para atender esta oferta disruptiva para a população brasileira.”

“O papel das grandes marcas dos líderes de mercado é exatamente isso, é revolucionar proporcionando a oportunidades”, disse Sangalo.

Na entrevista coletiva sobre a ação, a cantora baiana disse, em tom de brincadeira, acreditar que a campanha da Tim (TIMS3) “vai aumentar aí pelo menos 100% de consumidores”. O CEO respondeu também bem-humorado: “você tem uma meta aqui para nós, agora aqui vamos correr atrás”.

Publicidade

* Com informações do Broadcast