Em geral, os acessos móveis continuaram em forte expansão em novembro de 2023 ante outubro, atingindo 255 milhões. Segundo o Citi, o movimento decorre das fortes adições em planos pós-pago (+947 mil ex M2M), que mais do que compensaram a aceleração das perdas do pré-pago (334 mil).
“A Claro da América Móvil (AMX) foi a principal líder em termos de expansão do pós-pago (+1,2% m/m) em novembro. Por outro lado, a Tim (-0,1% m/m) continua perdendo participação no segmento móvel em base consolidada, uma vez que as adições no pós-pago não conseguem compensar as perdas no pré-pago”, escrevem Gabriel Gusan, Maria Guedes, Karina Salva Martins, e Andrés Cardona, em relatório enviado a clientes.
Os analistas destacam ainda que os acessos de banda larga diminuíram para 47,2 milhões, mais uma vez arrastados pela fraqueza dos provedores de serviço de internet (ISPs) menores (-2,8% m/m), enquanto os maiores players, Vivo e Claro, continuam capturando parte da quota perdida pelos players em dificuldades.