O Citi avalia que a Tim (TIMS3) continua perdendo participação no segmento móvel em base consolidada, após dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de novembro de 2023 indicarem que a Telefônica (VIVT3), dona da Vivo, e a Claro (BCPS4) seguem capturando parte da quota perdida por empresas em dificuldades.
Leia também
Em geral, os acessos móveis continuaram em forte expansão em novembro de 2023 ante outubro, atingindo 255 milhões. Segundo o Citi, o movimento decorre das fortes adições em planos pós-pago (+947 mil ex M2M), que mais do que compensaram a aceleração das perdas do pré-pago (334 mil).
“A Claro da América Móvil (AMX) foi a principal líder em termos de expansão do pós-pago (+1,2% m/m) em novembro. Por outro lado, a Tim (-0,1% m/m) continua perdendo participação no segmento móvel em base consolidada, uma vez que as adições no pós-pago não conseguem compensar as perdas no pré-pago”, escrevem Gabriel Gusan, Maria Guedes, Karina Salva Martins, e Andrés Cardona, em relatório enviado a clientes.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os analistas destacam ainda que os acessos de banda larga diminuíram para 47,2 milhões, mais uma vez arrastados pela fraqueza dos provedores de serviço de internet (ISPs) menores (-2,8% m/m), enquanto os maiores players, Vivo e Claro, continuam capturando parte da quota perdida pelos players em dificuldades.