Os retornos dos Treasuries operaram sem direção única nesta terça-feira, na volta de feriado que manteve os mercados fechados ontem nos Estados Unidos. Os rendimentos chegaram a avançar mais fortemente no início da sessão, mas perderam fôlego.
Leia também
Por volta das 18h (de Brasília), o rendimento da T-note de 2 anos recuava a 4,202%, de 4,211% na sexta-feira; a da T-note de 10 anos aumentava a 3,547%, de 3,498% na sexta; o do T-bond de 30 anos subia a 3,643%, de 3,616% na sessão anterior.
A renda fixa estendeu o movimento registrado na última sexta-feira durante a manhã. No entanto, parte da tendência se reverteu após o Federal Reserve (Fed) de Nova York informar que o índice de atividade industrial Empire State caiu de -11,2 em dezembro de 2022 para -32,9 em janeiro de 2023, contrariando expectativas do mercado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O dado reviveu temores de que a maior economia do planeta entre em recessão, diante do agressivo aperto monetário conduzido para conter a escalada da inflação. “O mercado continua se posicionando para um guinada do Fed e eventual relaxamento monetário este ano, mas o Fed deve continuar a se opor a essas noções com força”, avalia o BBH.
O BMO Capital Markets acredita que a decisão de política monetária do Banco do Japão (BoJ), na madrugada desta quarta-feira, pode influenciar os Treasuries. Segundo a análise, um eventual ajuste na política de controle de juros (YCC, na sigla em inglês) potencialmente deflagrará aumento nos retornos dos títulos americanos.