Tempo Real

Small caps estão mais sensíveis aos juros? Cofundador da Trígono avalia

A característica se intensificou após a explosão de ofertas iniciais de ações em 2020 e 2021

Small caps estão mais sensíveis aos juros? Cofundador da Trígono avalia
Mercado financeiro (Foto: Envato Elements)

Werner Roger, diretor de investimentos e cofundador da Trígono Capital, aponta que o índice de small caps da B3 (SMLL) é atualmente muito sensível à alta de juros. A característica se intensificou após a explosão de ofertas iniciais de ações (IPOs) em 2020 e 2021 – a maioria das empresas que forma listadas no período são cíclicas. O gestor lembra ainda que, após 71 IPOs nos dois anos citados, a Bolsa brasileira não teve listagens de 22 em diante.

O gestor conta que foi contratado pelo fundo de pensão da Noruega em 2008. A demanda dos nórdicos era justamente por small caps no Brasil. “Para comprar as blue chips, não precisavam de ninguém, mas para buscar alfa, queriam encontrar oportunidades e precisavam de um gestor especializado”, disse durante evento da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).

Com a perspectiva de um ciclo positivo para os ativos de risco locais, Roger vê que talvez o movimento dos estrangeiros pode se repetir. “Talvez eles estejam menos pessimistas do que o mercado local.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Contato: [email protected]