

O Conselho de Administração da Ultrapar (UGPA3) aprovou Rodrigo de Almeida Pizzinatto para ser o novo presidente da companhia, mostra documento enviado ao mercado nesta segunda-feira (16). O novo executivo deve assumir o mandato a partir de abril de 2025.
Almeida Pizzinatto entrou como estagiário no grupo Ultrapar em 1999, no ano da abertura de capital da empresa. Durante a sua trajetória, ocupou diversas posições na empresa, em áreas como Fusões e Aquisições (M&A), Tesouraria, Planejamento e Relações com Investidores. Como CEO da Extrafarma entre 2018 e 2020, liderou o redirecionamento estratégico da companhia.
De volta à holding em outubro de 2020, na posição de diretor financeiro e de Relações com Investidores, liderou o processo de revisão do portfólio do grupo. Ele implementou a disciplina na alocação de capital, além da renovação da estratégia e das lideranças, conforme apresentado no Ultra Day de 2024.
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O novo presidente da empresa de combustíveis é graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e possui MBA pela Universidade de Stanford, nos EUA. O atual presidente da companhia, Marcos Marinho Lutz, será indicado para ser presidente do Conselho de Administração.
“A escolha de Pizzinatto para a posição de presidente da Ultrapar e a permanência de Lutz na liderança do Conselho de Administração e como acionista relevante garante a continuidade do plano de geração de valor da companhia e a consolidação da Ultrapar como alocadora de capital de longo prazo”, diz a empresa.
Quem será o novo CFO e RI da Ultrapar?
Para a posição de diretor financeiro e de relações com investidores, o Conselho de Administração indica Alexandre Palhares, que desde maio deste ano ocupava a posição de diretor de Planejamento, Relações com Investidores e Tesouraria. Alexandre é formado em administração de empresas, com MBA em gestão de negócios e inovação pela FIA.
“A Ultrapar (UGPA3) reforça ainda que o processo de transição será realizado com o usual planejamento e transparência, assegurando a continuidade de sua estratégia e preparação de suas lideranças para um novo ciclo de crescimento”, diz a empresa.