O Citi considera que a venda das operações de exploração de níquel da Vale (VALE3), em Thompson, não deve fazer preço nas ações da mineradora – leia mais detalhes sobre a venda nesta matéria.
Leia também
O banco considera o ativo muito pequeno. A operação representa aproximadamente 0,4% das receitas totais da companhia, estima o banco. Em Thompson, a Vale produz 11 mil toneladas de níquel, o que representa 0,3% do mercado global do metal.
“A Vale optou por buscar uma venda, mas assumimos que cuidados e manutenção poderiam ser outra opção. O mercado de níquel está atualmente muito difícil e os concorrentes já paralisaram algumas operações marginais, por exemplo, FM Ravensthorpe e BHP Nickel West”, explicam os analistas Alexander Hacking e Stefan Weskott, em relatório.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O Citi considera que a Vale não tem boas opções para o negócio de níquel, pelo menos no curto prazo. Assim, o banco avalia que a mineradora só pode agora esperar e minimizar a queima de caixa.
O Citi tem recomendação de compra para a Vale (VALE3), com preço-alvo de US$ 12. Considerando o fechamento de US$ 8,89 de quinta-feira (23), o preço representa um potencial de valorização de 34,9%.