A Vale (VALE3) informou em nota que o Conselho de Administração aprovou na sexta-feira (20) a indicação de dois executivos para os assentos vagos no colegiado: os economistas Heloisa Belotti Bedicks, que já foi do Conselho Fiscal da mineradora e é membro de conselhos de outras companhias, e Reinaldo Castanheira Filho, que já ocupou diversos cargos na gigante brasileira.
Leia também
Os dois postos de conselheiro independente estavam vagos desde a saída de Luciano Penido e Vera Marie Inkster, que deixaram a empresa em meio às tensões geradas no processo de sucessão do CEO.
Bedicks e Castanheira Filho só tomarão posse após a eleição na Assembleia Geral Extraordinária (AGE), prevista para novembro de 2024. A mineradora informou que vai convocar a AGE em “momento oportuno”. Os mandatos vão até a Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada em 2025, assim como os dos outros conselheiros.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além de economista, Heloisa Belotti Bedicks é também contabilista e acumula experiência em governança corporativa, informou a Vale. É membro do Conselho Fiscal da TIM, do Conselho de Administração do Grupo Mapfre e do Comitê de Auditoria da Brasilseg e da Gasmig. Atua voluntariamente como membro dos Conselhos Fiscais da Fundação Boticário, do Pacto Global da ONU e do Conselho Deliberativo da ONG Portas Abertas no Brasil.
Foi membro do Conselho Fiscal da Vale e diretora geral do Instituto Brasileiro de
Governança Corporativa (IBGC) – neste último posto, ficou por 18 anos. Entre outras posições, foi membro do Conselho de Administração do BNDES até janeiro de 2023, membro do Conselho Fiscal da Braskem e do Conselho Consultivo da Global Reporting Iniciative (GRI). É mestre em Administração Financeira pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduada em Economia pela Unicamp e em Ciências Contábeis pela PUC Campinas. Além disso, tem especialização em governança corporativa pela Yale University e Stanford University e em conselhos de administração pela Chicago University.
Reinaldo Castanheira Filho tem sólida carreira profissional na indústria mineira, informou a Vale. Ocupou diversas posições executivas no grupo Vale (VALE3), incluindo CEO do negócio Alumínio, CFO do Manganês e diretor de Análises de Investimentos. Foi ainda CFO na Ferrous e, antes, trabalhou na PWC e na Coca-Cola. Foi membro de conselhos de diversas companhias no Brasil. Tem bacharelado em Economia pela PUC-MG e formação executiva em diversas escolas globais de negócios.
A seleção dos executivos teve assessoria da consultoria Korn Ferry.
Publicidade
* Com informações do Broadcast