Fachada da Vale (VALE3). Foto: Fabio Motta/Estadão
A Vale (VALE3) informou em nota que o Conselho de Administração aprovou na sexta-feira (20) a indicação de dois executivos para os assentos vagos no colegiado: os economistas Heloisa Belotti Bedicks, que já foi do Conselho Fiscal da mineradora e é membro de conselhos de outras companhias, e Reinaldo Castanheira Filho, que já ocupou diversos cargos na gigante brasileira.
Os dois postos de conselheiro independente estavam vagos desde a saída de Luciano Penido e Vera Marie Inkster, que deixaram a empresa em meio às tensões geradas no processo de sucessão do CEO.
Bedicks e Castanheira Filho só tomarão posse após a eleição na Assembleia Geral Extraordinária (AGE), prevista para novembro de 2024. A mineradora informou que vai convocar a AGE em “momento oportuno”. Os mandatos vão até a Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada em 2025, assim como os dos outros conselheiros.
Além de economista, Heloisa Belotti Bedicks é também contabilista e acumula experiência em governança corporativa, informou a Vale. É membro do Conselho Fiscal da TIM, do Conselho de Administração do Grupo Mapfre e do Comitê de Auditoria da Brasilseg e da Gasmig. Atua voluntariamente como membro dos Conselhos Fiscais da Fundação Boticário, do Pacto Global da ONU e do Conselho Deliberativo da ONG Portas Abertas no Brasil.
Foi membro do Conselho Fiscal da Vale e diretora geral do Instituto Brasileiro de
Governança Corporativa (IBGC) – neste último posto, ficou por 18 anos. Entre outras posições, foi membro do Conselho de Administração do BNDES até janeiro de 2023, membro do Conselho Fiscal da Braskem e do Conselho Consultivo da Global Reporting Iniciative (GRI). É mestre em Administração Financeira pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduada em Economia pela Unicamp e em Ciências Contábeis pela PUC Campinas. Além disso, tem especialização em governança corporativa pela Yale University e Stanford University e em conselhos de administração pela Chicago University.
Reinaldo Castanheira Filho tem sólida carreira profissional na indústria mineira, informou a Vale. Ocupou diversas posições executivas no grupo Vale (VALE3), incluindo CEO do negócio Alumínio, CFO do Manganês e diretor de Análises de Investimentos. Foi ainda CFO na Ferrous e, antes, trabalhou na PWC e na Coca-Cola. Foi membro de conselhos de diversas companhias no Brasil. Tem bacharelado em Economia pela PUC-MG e formação executiva em diversas escolas globais de negócios.
A seleção dos executivos teve assessoria da consultoria Korn Ferry.