Publicidade

Tempo Real

Fitch eleva classificação de risco de crédito da Vale (VALE3); agência diz que 1 fato “reduz as incertezas”

Além disso, a agência de classificação de risco espera que a mineradora gere fortes fluxos de caixa. Saiba mais

Fitch eleva classificação de risco de crédito da Vale (VALE3); agência diz que 1 fato “reduz as incertezas”
Fachada da Vale (VALE3). Foto: Fabio Motta/Estadão

A Fitch revisou na terça-feira (29) a perspectiva dos Ratings (avaliação que mostra o risco de crédito de uma empresa) de Inadimplência do Emissor (IDRs) da Vale (VALE3) de estável para positiva, como resultado da assinatura dos termos vinculantes do acordo com a BHP e a Samarco, ocorrida na última sexta-feira (25), para reparação integral e compensação pelo rompimento da barragem em Mariana (MG).

A agência de classificação de risco reiterou em ‘BBB’ o IDR de longo prazo em moeda estrangeira e local, assim como o rating da dívida sênior sem garantia emitida pela Vale S.A., Vale Overseas Limited e Vale Canada Limited. A Fitch afirmou também o Rating Nacional de Longo Prazo em ‘AAA(bra)’, com perspectiva estável.

Ainda segundo a agência, o acordo “reduz as incertezas” sobre os compromissos de caixa de reparação para a Vale, considerando o aumento da escala e da diversificação da mineradora para um mix de produtos ferrosos de maior valor agregado, favorecendo a sua posição na categoria ‘BBB’.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além disso, a Fitch espera que a Vale (VALE3) “permaneça comprometida com um sólido perfil de baixa alavancagem” e “gere fortes fluxos de caixa” enquanto navega pelos preços mais baixos do minério de ferro e equilibra oportunidades de crescimento e retorno aos acionistas.

* Com informações do Broadcast