As ações da Vale (VALE3) caíram 1,28% nesta quarta-feira (22), cotadas a R$ 74,71. O Ibovespa, por sua vez, avançou 0,33%, aos 126.035,30 pontos.
Leia também
Em dia misto para o setor de mineração e siderurgia, o fato de a ação da mineradora ser negociada ex-dividendo (data a partir da qual as ações compradas não darão mais direito aos proventos anunciados) a partir desta quarta-feira propiciou um movimento de ajuste, com espaço para realização de lucros, pois o papel acumula alta na semana.
O preço do minério de ferro avançou na sessão, apesar de não ajudar os papéis da companhia. O contrato mais negociado da commodity no mercado futuro da Dalian Commodity Exchange, para janeiro de 2024, fechou em alta de 1,53%, cotado a US$ 139,15 por tonelada.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além disso, na véspera, a mineradora estendeu ganhos após o Goldman Sachs elevar a recomendação da ação de neutro para compra. O banco apontou uma combinação de cinco ventos favoráveis que não ocorria desde 2014: mercado de minério de ferro equilibrado, impulso operacional positivo, exposição de investidores relativamente baixa, valuation (valor do ativo) atraente e expectativa de que a China continuará apoiando o preço do minério.
*Com informações do Broadcast