Últimas notícias

Variante Delta é ponto de atenção para as bolsas europeias

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 0,32%, a 454,74 pontos

(Estadão Conteúdo) – As principais bolsas europeias fecharam em queda nesta sexta-feira, dia marcado pela divulgação de dados na zona do euro e nos Estados Unidos. A inflação ao consumidor desacelerou no Velho Continente, enquanto as exportações recuaram. A variante delta da covid-19 continua sendo ponto de atenção na recuperação econômica do bloco.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 0,32%, a 454,74 pontos. Na comparação semanal, o recuo foi de 0,64%.

Dados do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro foram divulgados mais cedo. Na comparação anual, o CPI de junho subiu 1,9%, ficando um ponto porcentual abaixo do mês de maio. Na base mensal, o avanço foi de 0,3%. Ambos os índices se mantiveram dentro da previsão de analistas ouvidos pelo The Wall Street Journal. Na análise da Pantheon Economics, a queda na inflação é temporária, mas deve se manter nos dados do próximo mês, antes de um aumento acentuado no restante do ano.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Também pela manhã, a Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia, anunciou que as exportações na zona do euro caíram 1,5% em maio, no quinto recuo mensal consecutivo. O resultado sinaliza que o comércio internacional segue em ritmo fraco, mesmo com o relaxamento de medidas para controle da pandemia. Dados fracos nos Estados Unidos também contribuíram para uma piora no sentimento geral do mercado, acentuando a queda do petróleo e revertendo movimento das bolsas em Nova York, que passaram a cair.

Em Paris, o índice CAC 40 fechou em baixa de 0,51%, a 6.460,08 pontos, com baixa de 1,06% na semana. Em Milão, o FTSE MIB recuou 0,33%, a 24.792,78 pontos, caindo 1,03% na comparação semanal.

A cepa delta da covid-19 segue sendo uma preocupação na Europa. Ontem, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que irá reavaliar as proibições para viajantes da Alemanha e de outros países europeus, o que pode mudar o cenário de mobilidade de pessoas. Na próxima segunda-feira, 19, o Reino Unido irá remover suas últimas restrições ligadas à pandemia, o que deve ser monitorado por acionistas.

Ainda no Reino Unido, após a aceleração da inflação em junho, a Capital Economics antecipou a previsão para o início do aperto monetário pelo Banco da Inglaterra (BoE). A consultoria prevê que a mudança ocorra em agosto de 2023, não mais em fevereiro de 2024.

Na Bolsa de Londres, o FTSE 100 fechou em queda de 0,06%, a 7.008,09 pontos, com baixa semanal de 1,60%. Em Frankfurt, o DAX recuou 0,57%, a 15.540,31 pontos, caindo 0,94% na semana.

Publicidade

Na próxima semana, o mercado europeu se concentrará na decisão da política monetária do Banco Central Europeu (BCE). Analistas do JPMorgan dizem esperar novas orientações e uma promessa de transição suave do apoio de emergência à pandemia para uma postura de política monetária nesse “novo normal”. “Esperamos mais palavras do que ação, no entanto”, afirmam.

Nas bolsas ibéricas, o índice PSI 20, de Lisboa, caiu 1,58%, a 5.030,02 pontos, terminando na mínima do dia e com queda semanal de 2,76%. Já o IBEX 35, de Madri, recuou 0,24%, a 8.506,20 pontos, perdendo 3,08% na semana, com uma onda de casos da covid-19 na Espanha ameaçando a retomada local, sobretudo o setor de turismo.