As vendas do comércio varejista caíram 2,6% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número ficou perto do piso das expectativas coletadas pelo Projeções Broadcast, que iam de queda de 2,9% a alta de 1,1%, com mediana de -0,8%.
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Na comparação com dezembro de 2021, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 0,4% em dezembro. Nesse caso, a mediana indicava avanço de 2,7% das vendas do setor, com as estimativas indo de queda de 0,2% a alta de 8,3%.
As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 1,0% no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior. A mediana mostrava crescimento de 1,3% para as vendas do varejo restrito em 2022. As projeções variavam de +1,0% a +1,8%.
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Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 0,4% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal. O crescimento também ficou abaixo da mediana de +0,8%, com as projeções indo de estabilidade a +2,7%.
Na comparação com dezembro de 2021, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram baixa de 0,6% em dezembro. A mediana, porém, indicava avanço de 0,2%, após queda de 1,4% em novembro. As estimativas iam de retração de 1,3% a alta de 1,9%.
As vendas do comércio varejista ampliado acumularam recuo de 0,6% no ano. Para essa comparação, o mercado esperava crescimento de 0,3%, com estimativas entre queda de 1,1% e avanço de 1,3%.