Os principais índices de ações dos Estados Unidos tinham queda em meio a negociações voláteis nesta segunda-feira, devido a preocupações sobre juros mais altos, enquanto comentários de uma autoridade russa aliviaram temores sobre uma possível invasão na Ucrânia.
Leia também
Sete dos 11 principais setores do S&P 500 caíam no início do pregão, com as ações de energia recuando 2%, refletindo o declínio dos preços do petróleo após a Ucrânia sugerir concessões à Rússia. [O/R]
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, sugeriu ao presidente russo, Vladimir Putin, que Moscou mantenha o caminho diplomático em seus esforços para extrair garantias de segurança do Ocidente, à medida que as tensões aumentam na Ucrânia.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os comentários pareceram sinalizar uma probabilidade reduzida de iminente ação militar russa, após repetidos avisos dos Estados Unidos de que a Rússia poderia atacar a Ucrânia a qualquer momento.
“A escalada das tensões na Rússia e na Ucrânia ocorre em um momento em que o mercado de ações já está vulnerável, dadas as preocupações com a inflação e o potencial de aperto (monetário) do Federal Reserve”, disse George Ball, presidente do Sanders Morris Harris.
“Se um conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia for de alguma forma evitado, é provável que haja um rali de alívio de curta duração, mas ainda há muitas preocupações no horizonte para qualquer tipo de movimento mais duradouro de alta nas ações.”
Às 12:53 (de Brasília), o índice S&P 500 perdia 0,74%, a 4.386,15 pontos, enquanto e o Dow Jones caía 0,99%, a 34.394,92 pontos.
Publicidade
O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 0,22%, a 13.760,52 pontos.