As ações dos Estados Unidos caíam nesta quarta-feira, lideradas por papéis de megacapitalização, à medida que o otimismo em torno das negociações de paz entre Ucrânia e Rússia diminuía e aumentavam as preocupações com a perspectiva de que um rápido aumento de juros prejudique o crescimento econômico norte-americano.
Leia também
O Kremlin disse que ainda não havia sinal de avanço, embora tenha recebido bem a decisão de Kiev de apresentar suas demandas por escrito.
Os mercados subiram na sessão anterior depois que a Rússia prometeu reduzir as operações militares em torno de Kiev e no norte da Ucrânia. Contrariando a promessa, forças russas bombardearam nesta quarta-feira os arredores de Kiev.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Preocupações com as consequências da invasão –que já dura quase cinco semanas– e juros crescentes deixavam os índices de Wall Street a caminho de seu pior trimestre desde a liquidação vista no auge da pandemia em 2020.
Ainda assim, eles devem terminar março em alta, com o S&P 500 devolvendo mais da metade de suas perdas trimestrais nos últimos dias, impulsionado por dados econômicos promissores e ganhos nas ações de megacapitalização.
A Apple, que ganhou por 11 sessões seguidas, caía 0,2%. Outros pesos pesados, como Meta Platforms Inc, Amazon.com Inc e Microsoft Corp perdiam entre 0,8% e 1,1%.
Uma parte amplamente observada da curva de juros dos EUA se inverteu brevemente na terça-feira pela primeira vez desde setembro de 2019, com os investidores em títulos apostando que um aperto monetário agressivo pelo Federal Reserve pode prejudicar a economia dos Estados Unidos no longo prazo.
Publicidade
Às 11:53 (de Brasília), o índice S&P 500 perdia 0,26%, a 4.619,77 pontos, enquanto o Dow Jones caía 0,01%, a 35.289,58 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 0,10%, a 14.604,85 pontos.