A aquisição da Regal Rexnord, pela Weg (WEGE3), deve abrir espaço nos segmentos de motores e geradores industriais, permitindo que a companhia avance com sua presença entre as principais fabricantes desses equipamentos em mercados estratégicos, como a América do Norte e Ásia-Pácifico, onde a empresa ganha força principalmente na China e na Índia. Hoje 55% das receitas da companhia adquirida vêm das Américas, principalmente dos Estados Unidos, Canadá e México, enquanto outros 32% da Ásia-Pacífico.
Outros 13% de outras regiões, incluindo a Europa. “Na área de motores, estamos fortalecendo nossa posição como importante player global, e em geradores estamos acelerando crescimento da companhia entre os principais participantes do mercado globalmente”, comentou o diretor Administrativo e Financeiro da Weg, André Rodrigues, durante teleconferência feita pelos executivos da empresa para explicar a operação.
O executivo disse, ainda que a operação faz parte da estratégia da empresa de aquisições, e que o investimento está alinhado à estratégia global de crescimento tanto com projetos greenfield, quanto com aquisições. Já o diretor da área de Motores, Alberto Yoshikazu Kuba, destacou que a aquisição representa mais um passo na conquista do mercado chinês, e também no crescimento em produtos de nicho e motores especiais nos Estados Unidos.
Ele também afirmou que enxerga possibilidade de crescimento nos mercados indiano e europeu, e destacou que a tendência após a pandemia de covid-19 tem sido de focar em colocar as fábricas próximas dos clientes e fornecedores. “Estamos procurando colocar fábricas onde os clientes estão”.
Operação
Mais cedo a Weg anunciou a compra da Regal Rexnord, por meio de suas controladas indiretas no exterior, por US$ 400 milhões (enterprise value), a serem pagos após a transação.
A empresa que tem sede nos Estados Unidos e é listada na bolsa de Nova York. Segundo a empresa, a transação tem como foco os negócios de motores elétricos industriais e geradores vendidos sob as marcas Marathon, Cemp e Rotor, do segmento operacional Industrial Systems da Regal Rexnord.
O acordo inclui ainda a aquisição de 10 fábricas em 7 países (Estados Unidos, México, China, Índia, Itália, Países Baixos e Canadá), filiais comerciais em 11 países, e uma equipe de aproximadamente 2.800 colaboradores no mundo. Entre as vantagens observadas pela Weg nesse negócio estão a utilização da atual estrutura como suporte às novas operações, integração das compras, aumento de participação em mercados em que a empresa ainda tem baixa penetração, acesso à base de clientes, criando oportunidades de vendas do portfólio de produtos, e otimização da estrutura administrativa da companhia. A receita operacional líquida destes negócios em 2022 foi de US$ 541,5 milhões, com uma margem Ebitda ajustada de 9,5%.