(Ilana Cardial, Estadão Conteúdo) – Presidente do Federal Reserve (Fed) de Nova York, John Williams disse hoje ser “evidente” que o banco central norte-americano precisa elevar os juros básicos “bem mais” até o fim do ano. Em sessão de perguntas e respostas ao Wall Street Journal, o dirigente afirmou ser necessário atingir o território de política restritiva para controlar a demanda, o que ainda não aconteceu nos Estados Unidos.
Leia também
Com poder de voto nas decisões monetárias, Williams disse que provavelmente os juros precisarão ficar “um pouco acima” da marca de 3,5%. Ele notou que a taxa real de juros terá de estar acima de zero para que seja possível levar a demanda de volta ao equilíbrio com a oferta.
“Estou bastante focado em dados ligados à inflação e pressões inflacionárias”, disse. “Minha esperança é também que gargalos de oferta tenham algum alívio no ano que vem”. Para Williams, a leitura mais recente de inflação foi encorajadora, mas ainda está em um nível muito alto. “De modo geral, o cenário atual está bem parecido com o de julho”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos