Publicidade

Tempo Real

XP abre plataforma cripto para 500 mil clientes

XP espera ver 200 mil negociando até fim do ano

XP abre plataforma cripto para 500 mil clientes
Representações físicas de diferentes criptomoedas 24/01/2022 REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

(Cynthia Decloedt, Estadão Conteúdo) – A XP abre a partir desta segunda-feira a opção para negociação das criptomoedas Bitcoin e Ether para os 500 mil clientes que tem conta digital no App. A expectativa da XP é que 200 mil clientes estejam ativos na Xtage até o final do ano e a plataforma esteja aberta para 1 mil, dos mais de 3,6 mil que estão plugados na casa de investimento.

Os clientes que não têm conta digital terão acesso à plataforma em alguns meses. Mais à frente, a XP quer abrir a plataforma para investidores estrangeiros, ampliar o leque de produtos e funcionalidades. A Xtage já está se conectando, por exemplo, com outras plataformas de negociação de perfil especializado, para traders e investidores mais sofisticados.

Recentemente fechou parceria com o Metatraders, software de algoritmo e robôs. Outra parceira prevista para os próximos meses é com a Neológica, dona da plataforma Proft, para atender traders. “Pensamos ser multicanais para ter mais completude nesse ecossistema para atender a jornada de negociação de vários perfis de pessoas que queiram negociar ativos digitais”, disse o Diretor de Produtos Financeiros da XP Inc, Lucas Rabechini.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A XP vai também buscar parceiros para tokenizar ativos e estuda os NFT e a Web3. “Acreditamos que esse mercado (de ativos digitais) pode ser gigantesco nos próximos anos, podendo superar o mercado tradicional em valores mobiliários. Essa é a nossa tese”, acrescentou Rabechini.

De acordo com ele, a XP resolveu abrir a plataforma oferecendo Bitcoin e Ether porque atende a demanda dos clientes, mas que grupos internos estudam outros tipos de ativos que podem ser tokenizados, como precatórios e recebíveis. De acordo com Rabechini, provavelmente a Xtrade comece a entrar no outros ativos que não somente criptomoedas.

O anúncio da Xtage ao mercado foi feito em maio. Mas a entrada no mundo cripto pela empresa é ventilada há pelo menos três anos. Foi porém há um ano que o projeto começou a ser posto em prática, quando as discussões regulatórias para esse mercado tomaram direção firme e a presença das “exchanges” estrangeiras e de fintechs se materializou.

A estreia da plataforma tem cerimônia marcada, com toque de sino, na bolsa norte-americana Nasdaq, que é parceira do projeto e onde a XP listou suas ações. A XP não revela quanto espera movimentar neste primeiro ano, mas o investidor brasileiro é um dos que mais giram moedas e ativos digitais no mundo.

Publicidade

Nos primeiros seis meses deste ano, foram movimentados R$ 4 bilhões em bitcoins entre as exchanges que operam com investidores brasileiros, de acordo com dados do Cointrader. Os números não contabilizam Nubank e Mercado Pago, que abriram plataformas.

Web Stories

Ver tudo
<
Comida mais cara: 6 dicas para economizar na feira e no supermercado
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
>