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Yduqs (YDUQ3) tem alta de 478,2% no lucro líquido do 3º tri; confira

Já o lucro líquido ajustado, o avanço de foi 83,4% ante terceiro trimestre de 2022

Yduqs (YDUQ3) tem alta de 478,2% no lucro líquido do 3º tri; confira
Presidente da Yduqs, Eduardo Parente. FOTO: WILTON JUNIOR / ESTADAO

A Yduqs (YDUQ3) reportou lucro líquido de R$ 93,3 milhões no terceiro trimestre de 2023, alta de 478,2% na comparação com o registrado no mesmo período de 2022. Já o lucro líquido ajustado foi R$ 123,3 milhões avanço de 83,4% na mesma base de comparação.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 453,3 milhões entre julho e setembro, um aumento de 23,1% em relação a igual intervalo do ano passado, quando a companhia reportou Ebitda de R$ 368,2 milhões. Já o Ebitda ajustado foi 14,4% maior, totalizando R$ 466,8 milhões. A margem Ebitda foi de 35%, 2,5 pontos porcentuais acima no comparativo anual, enquanto no indicador ajustado a margem foi de 36%, 0,1 p.p. maior.

Já a receita líquida registrou crescimento de 14,2%, alcançando R$ 1,296 bilhão no terceiro trimestre de 2023 contra R$ 1,135 bilhão no resultado de um ano antes.

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“Como temos demonstrado nos últimos ciclos, a combinação entre portfólio diversificado e disciplina na execução gera uma de duas fortalezas para a Yduqs: grande resiliência nas crises ou forte alavancagem operacional em momentos de retomada econômica. Essa estratégia também nos leva a crescimento consistente no longo prazo”, comenta a companhia em seu balanço financeiro divulgado há pouco.

Para o quarto trimestre de 2023, a empresa antecipou dados que considera positivos e prevê “crescimento na captação do ensino digital de 10% a 20%, além de aumento entre 5% e 15% no Ebitda”, frente os indicadores entre outubro e dezembro de 2022.

Voltando ao terceiro trimestre, os segmentos Premium e Ensino Digital totalizaram 58% da receita líquida da companhia, e representaram no período um crescimento de 18,9% e 22,6% respectivamente.

A companhia destaca o aumento da base de alunos em 11,2% no Premium, a 15,8 mil alunos e aumento de ticket médio da graduação de medicina em 4,6%, chegando a R$ 9.937,00 por mês. Já base de alunos do segmento Ensino Digital, que inclui o Vida Toda, encerrou o terceiro trimestre com um crescimento de 14,5%, alcançando um total de 1.067,3 mil alunos.

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Já o segmento Presencial registrou uma redução de 2% no número de alunos, passando para 264,6 mil, enquanto o ticket médio subiu 9,2% para R$ 711 ao mês.

O resultado financeiro da companhia apresentou uma melhora de R$ 21 milhões em relação ao período de julho a setembro de 2022, mas ainda assim fechou o trimestre negativo em R$ 172,8 milhões.

Já a dívida líquida (ex-IFRS 16) encerrou o período totalizando R$ 2,566 bilhões, com uma relação dívida líquida/Ebitda ajustado (LTM) de 1,53 vez, ante 1,89 vez de um ano antes.

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