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Yduqs (YDUQ3) tem prejuízo líquido de R$ 84,3 mi no 4tri22

O resultado 13,4% maior ante prejuízo do mesmo período de 2021

Yduqs (YDUQ3) tem prejuízo líquido de R$ 84,3 mi no 4tri22
Entrada de uma unidade da faculdade Estácio, que pertence a Yduqs, no Rio de Janeiro. Foto: Fabio Motta/Estadão

A Yduqs (YDUQ3) reportou prejuízo líquido de R$ 84,3 milhões no quarto trimestre de 2022, resultado 13,4% maior ante prejuízo do mesmo período de 2021.

Já o prejuízo líquido ajustado foi R$ 8,4 milhões frente o lucro de R$ 2,3 milhões na mesma base de comparação.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 256,6 milhões entre outubro e dezembro do ano passado, um aumento de 26,9% na comparação com os mesmos meses de 2021, quando a companhia reportou Ebitda de R$ 202,3 milhões.

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Já o Ebitda ajustado foi 18,8% maior no quarto trimestre de 2022, chegando a R$ 313,5 milhões. A margem Ebitda ajustada foi de 28,5%, 3,8 pontos porcentuais acima no comparativo anual. A receita líquida registrou crescimento de 4,9%, alcançando R$ 1,101 bilhão no quarto trimestre de 2022 contra R$ 1,050 bilhão nos resultados de um ano antes.

A companhia destaca em seu release de resultados que “os segmentos Premium e Ensino Digital continuam sendo os principais drivers de crescimento e que juntos já representam 54% da receita líquida total da companhia no período”, um aumento de 5 pontos porcentuais em relação a 2021.

No segmento Premium, especificamente, a Yduqs registrou um aumento de R$ 63,5 milhões na comparação com o quarto trimestre de 2021. O resultado foi impulsionado, segundo a companhia, principalmente por um forte crescimento da base de graduação de Medicina, que chegou a avançar 16,5% ante o performado entre outubro e dezembro de 2021, em função da maturação dos cursos e aumento de vagas autorizadas.

Já no Ensino Digital, o crescimento de R$ 19 milhões no quarto trimestre é explicado pela combinação do aumento tanto do preço de captação quanto do aluno veterano com mais de um ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, mais do que compensando a redução da captação, além da maturação da base de alunos.

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O segmento Presencial foi o único que sofreu uma redução no período de R$ 31,3 milhões, resultado impactado principalmente por uma menor adesão ao DIS na captação em relação a 2021 e pelo efeito de curto prazo da campanha “Brilho Duplo” no primeiro semestre de 2022 (menor ticket no semestre inicial).

O resultado financeiro da companhia apresentou uma piora de R$ 27,4 milhões, o representa uma alta de 18,2% entre o quarto trimestre de 2022 e de 2021, fechando o período negativo em R$ 177,6 milhões.

Já a dívida líquida (excluindo arrendamento mercantil) encerrou o período totalizando R$ 2,855 bilhões, com uma relação dívida líquida/Ebitda ajustado (LTM) de 1,96x, 0,17 ponto porcentual acima do 1,79x registrado um ano antes.

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