A zona do euro evitará uma recessão este ano e o crescimento vai acelerar visivelmente depois de chegar ao ponto mais baixo no segundo trimestre, mostrou uma pesquisa do Banco Central Europeu nesta segunda-feira
Leia também
O bloco monetário de 19 países foi atingido pelas consequências da invasão russa da Ucrânia, que minou a confiança, o investimento e o poder de compra das famílias através de preços de combustível e alimentos muito mais altos.
A expectativa agora é de que a economia cresça 0,1% no segundo trimestre, acelerando para 0,4% tanto no terceiro como no quarto trimestres, mostrou a Pesquisa de Analistas Monetários do BCE.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A pesquisa, uma importante fonte das deliberações do BCE, também prevê que o BCE aumentará a taxa de depósito em um total de 0,75 ponto percentual este ano e 1,50 ponto até o final do próximo ano, com a taxa atingindo um pico de 1,25% em meados de 2024.
A pesquisa, apresentada aos formuladores de pesquisa monetária na reunião do BCE da semana passada, foi compilada antes de o banco dizer que os juros subiriam 0,25 pontos em julho e possivelmente por uma margem maior em setembro.
O BCE vem tentando combater a inflação, que deve voltar à meta de 2% até o primeiro trimestre de 2024, de acordo com a pesquisa.