A semana começa de forma atípica, com um feriado nos Estados Unidos reduzindo a liquidez nos mercados. Porém, não houve muita mudança no cenário dos negócios e as tensões geopolíticas dão o tom para esta segunda-feira (15).
Leia também
Durante o domingo, rebeldes houthis dispararam um míssil contra um navio militar americano no Mar Vermelho, na primeira retaliação do grupo desde que os Estados Unidos e o Reino Unido bombardearam suas instalações no Iêmen, na sexta-feira (12).
Na China, Banco do Povo (PBoC) chinês contrariou as expectativas de corte e deixou inalteradas as taxas de juros de sua linha de crédito de médio prazo, o que, aliado à eleição em Taiwan no fim de semana, na qual o novo presidente Lai Ching-te prometeu defender a independência da ilha, aumentou os holofotes em torno do gigante asiático.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Assim, a segunda-feira é, por ora, de sinais negativos para a maioria dos mercados acionários, enquanto fora do mundo das bolsas os contratos futuros do petróleo operam em baixa, após subirem levemente mais cedo, ao passo que os preços futuros do minério de ferro tombaram mais uma vez, recuando 3,17% na madrugada em Dalian, cotados a US$ 130,14 por tonelada.
Dessa forma, a agenda local será destaque hoje, mas com tendência negativa para a abertura. As expectativas por uma reunião entre o ministro da Fazenda, Fernand Haddad, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre a Medida Provisória da reoneração da folha de pagamentos é o destaque.
Agenda econômica
Brasil: Durante a semana serão conhecidos os dados sobre o volume de serviços em novembro, na terça-feira, o (Índice Geral de Preços) IGP-10 de janeiro e as vendas no varejo em novembro, na quarta-feira, além do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR) de novembro, na quinta-feira.
Hoje, estão programados o relatório Focus (8h30) e o boletim Prisma Fiscal, com as projeções dos analistas de mercado sobre os indicadores fiscais do setor público, como resultado primário (10h). O diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, participa de evento em Londres e de reunião com investidores na capital britânica, ambos fechados.
EUA: Ao longo dos próximos dias, serão publicados os dados de varejo, indústria e o Livro Bege do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense), todos na quarta-feira. Estão programados ainda discursos de vários dirigentes do Fed e os bancos Goldman Sachs e Morgan Stanley divulgam balanços amanhã.
Publicidade
Europa: O Fórum Econômico Mundial de Davos concentra as atenções nesta segunda-feira. O Eurogrupo também se reúne, na Bélgica. Entre os indicadores, saem as leituras de inflação ao consumidor (CPI) de dezembro na Alemanha, na terça-feira, e na Zona do Euro e Reino Unido, na quarta-feira. O Banco Central Europeu divulgará a ata da decisão monetária de dezembro, na quinta-feira.
China: O Produto Interno Bruto do 4º trimestre, na terça-feira, além das vendas no varejo e produção industrial em dezembro são os destaques da semana.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade