Vídeos

Abertura de Mercado: pausa no conflito no Oriente Médio, exterior positivo e avanço de pautas econômicas na Câmara direcionam os negócios

Ao que tudo indica, os investidores não estão dando muita importância para a ata do FOMC

Antes da pausa para a celebração do feriado de Thanksgiving nos EUA, que reduzirá fortemente a liquidez nos próximos dois dias, os mercados internacionais operam em leve alta nesta manhã de quarta-feira (22).

O balanço da Nvidia apontando para ampliação de vendas a um nível recorde, a OpenAI anunciando a volta de Sam Altman ao cargo de CEO e um acordo entre Israel e Hamas para libertação de 50 reféns em troca de um cessar-fogo de 4 dias direcionam os ânimos.

Ao que tudo indica, os investidores não estão dando muita importância para a ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense), que mostrou a possibilidade de mais um aumento nos juros no futuro, caso não haja progressos no processo de retomada da estabilidade de preços.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As bolsas da Europa operam em alta assim como os índices futuros de Nova York. O dólar exibe viés positivo, enquanto o petróleo opera em queda modesta e os preços do minério de ferro registraram ganhos pelo terceiro dia consecutivo, mesmo com tentativa do Governo chinês de conter os preços da commodity.

A possibilidade de reajuste de combustíveis e o avanço da pauta econômica do Governo no Congresso. No entanto, senadores de partidos da base de apoio ao Governo alertaram interlocutores do Palácio do Planalto de que o projeto de lei que taxa os fundos offshore e exclusivos não terá clima tão favorável para ser votado no Senado.

Agenda econômica

Brasil: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publica a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do terceiro trimestre (9h).

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, profere palestra (8h), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa da cúpula virtual do G20 (10h), de evento do Novo Minha Casa, Minha Vida (15h) e terá novo encontro com o presidente da Petrobras (17h). O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fala em debate (10h) e, remotamente, em evento fechado (11h30).

O Ministério do Planejamento e Orçamento apresenta o relatório bimestral de receitas e despesas (14h30), a Ministra do Planejamento, Simone Tebet, fala no Fórum de Brasília (15h) e os projetos de lei dos fundos exclusivos e offshore e das apostas esportivas podem ser votados na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

EUA: Estão previstos os dados de auxílio-desemprego e encomendas de bens duráveis (10h30), além do sentimento do consumidor e expectativas de inflação, medidos pela Universidade de Michigan (12h). Os relatórios sobre estoques de combustíveis (12h30) e poços de petróleo em operação no país(15h) também são esperados.

Publicidade

Europa: Será publicada a prévia do índice de confiança do consumidor da zona do euro em novembro (12h) e o dirigente do BCE, Frank Elderson, discursa (11h10).

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.