Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: Apetite ao risco no exterior pode apoiar Ibovespa

A operação possui validade apenas para o pregão desta segunda-feira (6)

Abertura de Mercado: Apetite ao risco no exterior pode apoiar Ibovespa
Ibovespa, o principal índice da B3. (Foto: Adobe Stock)

O início da semana é positivo para a maioria das bolsas da Europa e índices de Nova York, em meio à demanda dos investidores por ações do setor de tecnologia após a Microsoft anunciar investimento bilionário em inteligência artificial, enquanto os rendimentos dos Treasuries dão sequência à tendência positiva e apresentam leve avanço nesta manhã. Durante o final de semana, comentários de autoridades do Fed reforçaram a visão de abordagem mais cautelosa na trajetória de corte de juros, aumentando a expectativa para a divulgação do relatório dos EUA sobre folha de pagamento de setores não-agrícolas do país (payroll) na próxima sexta-feira. Em paralelo, o índice do dólar (DXY) estende o movimento de correção após forte avanço acumulado nos últimos dias de 2024. Entre as commodities, o contrato futuro mais negociado do minério de ferro recuou 2,21% nesta madrugada em Dalian, cotado a US$ 102,65/tonelada, mesmo com a sinalização da China de apoio à sua moeda, diante do fortalecimento do dólar. Já os contratos futuros de petróleo, após forte avanço na semana passada, operam próximos da estabilidade. De volta a China, o PMI de serviços Caixin subiu para 52,2 em dezembro, alcançando o maior valor desde maio.

Por aqui, o bom humor nos mercados acionários internacionais pode respingar no Ibovespa, mas o movimento corre o risco de ser limitado pelo recuo das commodities e valorização dos rendimentos dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) -que pode influenciar os juros futuros domésticos. O dólar mais fraco no exterior também se apresenta como um provável alívio para a sessão. Para o decorrer da semana, o destaque fica para o IPCA de 2024, em meio às contínuas preocupações fiscais.

Agenda econômica

Brasil

Hoje saem o boletim Focus (8h25) e o PMI Composto do HSBC de dezembro (10h), além da balança comercial de dezembro. Amanhã será divulgado o IGP-DI de 2024, seguido da produção industrial de novembro na quarta-feira. Na quinta e na sexta sairão as vendas varejistas relativas ao penúltimo mês do ano e o IPCA de dezembro e de 2024, respectivamente.

EUA

A S&P Global divulga nesta segunda-feira o PMI Composto e de serviços (Final) de dezembro dos EUA (11h45), a diretora do Fed Lisa Cook faz discurso e o presidente do Fed de Richmond, Tom Barkin, participa de evento. Além disso, é esperado o relatório Joltsde emprego dos EUA. Na quarta-feira, é a vez da pesquisa ADP de criação de vagas no setor privado americano. Na sexta-feira, sai o relatório oficial de emprego dos EUA, o payroll.

Europa

Amanhã sai o CPI (preliminar) da zona do euro relativo ao mês passado.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos