A sessão desta quinta-feira (8) começa com baixo apetite ao risco por parte dos investidores estrangeiros. Em Nova York, sem grandes indicadores reservados para o dia, mais uma vez as atenções ficam para discursos de autoridades monetárias, com Janet Yellen, secretária do Tesouro, participando de sessão do Senado durante à manhã. Assim, os rendimentos dos Treasuries (títulos públicos americanos) mostram algum alívio, ao passo que os índices acionários negociam próximos da estabilidade, com viés negativo.
Leia também
Na Europa, em meio a safra de balanços e à espera de falas de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE), as bolsas apresentam leve avanço. Em outros mercados, às vésperas no Ano Novo Lunar, os mercados asiáticos encerraram positivos, com a expectativa de novos estímulos na China, uma vez que a inflação ao consumidor (CPI) apresentou a maior queda desde setembro de 2009. Desta forma, os contratos futuros de minério de ferro avançaram 2,39% na madrugada em Dalian, encerrando cotados muito próximos a US$ 134 por tonelada.
Enquanto isso, para as cotações de petróleo, as tensões no Oriente Médio voltam a impulsionar os preços, com o petróleo do tipo Brent voltando a negociar próximo dos US$ 80 por barril. O dólar, por sua vez, negocia próximo a estabilidade.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Por aqui, o dia reserva a leitura do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro, além da continuidade na leitura de resultados do 4T23 que podem direcionar o rumo dos negócios de maneira alheia ao comportamento dos ativos de risco no exterior.
Agenda econômica
Brasil: O IPCA de janeiro é aguardado às 9h, com expectativa de avanço de 0,34% no mês, ante alta de 0,56% em dezembro. Mais cedo, na primeira prévia do IGP-M de fevereiro, o indicador de inflação recuou 0,44%, com queda inferior à leitura de janeiro, quando o indicador declinou 0,67%. Na agenda local, ainda são aguardados os dados de produção e vendas de veículos em janeiro, às 10h, e o fluxo cambial da última semana, às 14h30. Além disso, o Tesouro fará leilão, às 11h, de LTN e NTN-F.
Entre os eventos, hoje está programado o primeiro encontro do G20 Social, às 10h, e haverá reuniões da ANP, às 14h, e do conselho da Anatel às 15h. Na safra de balanços, após o fechamento dos negócios, Banco do Brasil, Multiplan e CCR publicam seus números, enquanto a Petrobras (PETR3;PETR4) divulgará o relatório de produção e vendas do 4T23.
EUA: Na agenda norte-americana, o dia reserva os pedidos de auxílio-desemprego (10h), e os estoques no atacado de dezembro (12h). Contudo, o destaque fica para a participação de Janet Yellen no Senado e discursos de dirigentes do Fed ao longo do dia.
Europa: No velho continente, a dirigente do BCE, Catherine Mann, ao meio dia, e o economista-chefe do BCE, Philip Lane, às 12h30 falam em compromissos públicos.
Publicidade
China: Ontem à noite, a China conheceu o dado de inflação ao consumidor, o CPI, de janeiro que caiu 0,8% na comparação anual, pior do que a estimativa de queda de 0,5%. Já o índice ao produtor, o PPI, cedeu 2,5% na mesma comparação, ante expectativa de queda de 2,6%
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade