Sem a expectativa de grandes indicadores que possam alterar as percepções dos investidores, os índices futuros de Nova York estão instáveis nesta manhã de quarta-feira (8), mas rondando a estabilidade, enquanto as principais bolsas da Europa tentam se manter em alta.
Leia também
Independentemente da ausência de uma agenda econômica robusta, em geral, os investidores ainda aguardam novos sinais que possam chancelar as apostas recentes de possíveis cortes de juros neste ano – nessa terça-feira (7), o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Minneapolis, Neel Kashkari, fez comentários mais duros sobre o curso da inflação e do mercado de trabalho na maior economia do mundo, influenciando o bom humor que vigorava até então em Wall Street.
Fora do mundo das bolsas, o dólar avança frente às principais divisas globais, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) estão em alta, os contratos futuros do petróleo recuam, enquanto os preços futuros do minério de ferro recuaram mais de 2% em Singapura, apesar de a Vale (VALE3) ter afirmado que o mercado imobiliário da China deve melhorar no segundo semestre deste ano.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Por aqui, antes da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) e diante do fôlego reduzido no exterior, é improvável que os ativos locais tenham uma sessão de destaque. Como direcionadores, além de uma bateria de resultados corporativos referentes ao primeiro trimestre, o trágico quadro de calamidade pública no Rio Grande do Sul segue no radar – sugerindo mais prêmios na curva de juros, por conta da maior pressão inflacionária, vinda especialmente dos grãos.
Agenda econômica 08/05:
Brasil: A decisão do Copom sobre a Selic é o maior destaque do dia, mas só será conhecida após o término dos negócios (18h30). Também são esperados hoje o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de abril (8h), os dados do varejo restrito e ampliado em março (9h) e o resultado da balança comercial no mês passado (15h).
Entre os eventos, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concede entrevista à EBC (8h) e se reúne com Casa Civil e bancos públicos (19h). O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e o Diretor de Regulação, Otavio Ribeiro Damaso, participam da abertura de evento (9h).
Publicidade
Além de divulgar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) (10h), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com vários Ministros ao longo do dia, incluindo Geraldo Alckmin (vice-presidente e titular da Indústria e Comércio) e Fernando Haddad (15h).
EUA: O Departamento do Comércio divulga os estoques no atacado (11h) e há eventos com os dirigentes do Fed Philip Jefferson, vice-presidente (12h), Susan Collins, de Boston (12h45) e Lisa Cook, diretora (14h30).
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade