O ambiente continua positivo no exterior nesta manhã de quinta-feira (15), ainda que o fôlego dos investidores pareça limitado pela expectativa por indicadores americanos de atividade.
Leia também
Na última quarta-feira (14), o vice-presidente de supervisão do Federal Reserve (Fed, banco central estadunidense), Michael Barr, afirmou que é cedo para concluir se os Estados Unidos alcançarão o controle da inflação sem dano drástico à atividade.
Os dados mostram que a retomada da inflação à meta de 2% será um processo acidentado e serão necessários mais indicadores favoráveis antes de começar a cortar os juros – o que vem colocando as apostas de corte nas Fed Funds cada vez mais próximas do segundo semestre do ano.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Assim, o que se vê agora cedo são mercados europeus em leve alta, assim como deve ser a trajetória dos mercados americanos, de acordo com o desempenho dos índices futuros por lá.
Para além das bolsas, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) e o dólar recuam, os contratos futuros do petróleo caem e os preços futuros do minério de ferro registraram ganhos de 0,24% em Singapura nesta madrugada, cotados ao equivalente a US$ 129,40 por tonelada.
A tendência é que o ânimo externo ajude os ativos locais hoje – o EWZ, o maior ETF do Brasil negociado em Nova York, subia quase 1% no pré-mercado.
Alguns fatores locais, como a notícia de que o governo pretende liberar em março o uso do “FGTS Futuro” na aquisição de imóveis do Minha Casa, Minha Vida são fatores que podem contribuir para o rumo dos negócios da sessão.
Agenda econômica
Brasil: Destaque apenas para a publicação do Relatório Focus (8h30), adiado em função do carnaval, além do leilão do Tesouro de títulos públicos prefixados (11h00).
Publicidade
EUA: As leituras de janeiro da produção industrial (11h15), das vendas no varejo, dos pedidos de auxílio-desemprego, do índice de atividade Empire State, os três às 10h30, são os destaques do dia.
São esperados também discursos do diretor do Fed, Christopher J. Waller (15h00), e do presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic (21h00).
Europa: O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido encolheu 0,3% no quarto trimestre de 2023, frustrando a expectativa e marcando a segunda queda consecutiva do indicador.
Por outro lado, a produção industrial do pais cresceu 0,6% em dezembro ante novembro de 2023, superando a expectativa de alta de 0,1%. Ainda hoje são esperados discursos do economista-chefe do BCE, Philip Lane (9h00), e da dirigente do BoE Catherine Mann (10h50).
Publicidade
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.