Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: Fábricas de caminhão não fazem smartphones…

A operação possui validade apenas para o pregão desta segunda-feira (14)

Em uma nova reviravolta na guerra comercial entre as duas maiores potências do mundo, agora com Donald Trump suspendendo alguns impostos de importação sobre produtos de tecnologia, as principais bolsas globais avançam nesta manhã de segunda-feira -embora o ímpeto não seja tão grande, já que o presidente americano indicou que esse alívio é “temporário” e uma tarifa específica será anunciada em seu “devido tempo”.

Em outros mercados, o dólar cai pelo quinto dia, nos níveis mais baixos desde outubro, os rendimentos dos Treasuries recuam, os contratos futuros do petróleo se valorizam e os preços futuros do minério de ferro subiram 0,28% na madrugada em Dalian, aos US$96,80 por tonelada.

Ainda que o setor de tecnologia não seja um grande influenciador do nosso mercado, esse alívio externo sugere mais apetite pelos ativos locais neste início de semana também. Importante dizer que as taxas de juros futuros ainda devem continuar pressionadas, especialmente se considerarmos o impacto do aumento previsto do saláriomínimo em 2026 e a decisão do STF de excluir receitas próprias do Judiciário do novo teto de gastos.

Agenda econômica

Brasil

Abrindo a semana, o relatório Focus sai hoje (8h25), seguido do Monitor do PIB de fevereiro (10h15) e os dados semanais da balança comercial (15h). Entre os eventos, os diretores do Banco Central participam de duas reuniões trimestrais com economistas, no Rio de Janeiro (9h30), enquanto o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro da Educação, Camilo Santana, participam da inauguração do novo campus da Universidade Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes (16h).

EUA

Três dirigentes do Fed discursam hoje: Tom Barkin, de Richmond (13h), o diretor Christopher Waller (14h) e Raphael Bostic, de Atlanta (20h40). Além disso, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, tem encontros com autoridades na Argentina. Na quarta-feira serão conhecidos os dados sobre as vendas do varejo e a produção industrial em março e um discurso do presidente do Fed, Jerome Powell.

Europa

O Banco Central Europeu (BCDE) anuncia decisão de juros, com entrevista de sua presidente, Christine Lagarde, na quinta-feira. Antes disso, na quarta-feira, será divulgada a inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?

Publicidade

Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail