A terça-feira é de leve recomposição de preços nos índices futuros de Nova York, após a queda da véspera. Nesta terça-feira (8), na agenda norte-americana, investidores acompanharão falas de diversos dirigentes do Federal Reserve (Fed), enquanto aguardam os dados de inflação que serão conhecidos nos próximos dias. Mais cedo, a diretora Adriana Kugler afirmou que apoiará cortes de juros adicionais se o progresso na inflação continuar como esperado. Importa dizer que, na sexta-feira, os dados do mercado de trabalho foram surpreendentemente fortes, o que impulsionou as apostas para um corte comedido na próxima reunião. Enquanto isso, na Europa, os principais índices acionários caem, uma vez que a ausência de novos estímulos na China derruba não somente ações de mineração, mas também outros setores que poderiam se beneficiar de um novo pacote.
Leia também
Em outros mercados, além do minério de ferro, o dia também é de realização nas cotações futuras de petróleo, embora os temores com o conflito no Oriente Médio sigam no radar. No mercado futuro de juros, após quatro altas seguidas, os rendimentos dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) corrigem, à espera pelo leilão do Tesouro americano de US$ 58 bilhões em T-notes de 3 anos, ao passo que o dólar também recua frente a outras moedas fortes.
Por aqui, após o leve avanço de ontem, poderíamos esperar uma sessão com algum viés negativo, uma vez que as quedas das principais commodities exerce pressão sobre os principais ativos do Ibovespa. Contudo, na agenda local, as atenções recaem sob a sabatina do indicado a presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo, logo pela manhã, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
Agenda econômica
Brasil
É esperada a pesquisa industrial regional mensal de agosto do IBGE (9h). Mais cedo, foi conhecido a leitura do IPC-S da 1ª quadrissemana de outubro. Entre os eventos, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, participa de sabatinano CAE do senado (10h), em mais um passo para sua efetivação no cargo de presidente da autoridade monetária. Mais tarde (11h), o Tesouro faz leilão de títulos públicos federais (LFTs e NTN-Bs), seguido (11h30) de leilão de rolagem se swap e da oferta (12h) de até R$ 4 bilhões em compromissadas de 3 meses.
EUA
São esperados os dados da balança comercial (9h30), divulgados pelo Departamento de Comércio. No entanto, ao longo da tarde, diversos dirigentes falarão em eventos, entre eles: Raphael Bostic, presidente do Fed de Atlanta, Susan Collins, presidente do Fed de Boston e Philip Jefferson, vice-presidente do Fed. Na safra de balanços, antes da abertura dos mercados, a Pepsico divulgou seus números do 3T24.
Europa
Mais cedo, foi conhecido o dado de produção industrial da Alemanha no mês de agosto, que avançou 3,4% ante julho, muito além das previsões que apontavam para alta de 0,8%. Na leitura anual, entretanto, a produção industrial alemã recuou 2,7%.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.