Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: Está dada a largada! Mercado aumenta foco na corrida eleitoral americana

Os principais fatos e acontecimentos que vão impactar o Ibovespa nesta quinta-feira (27)

O início desta quinta-feira (27) é de certa apreensão, com os índices futuros de Nova York e as principais bolsas europeias operando em leve baixa antes do primeiro debate entre o presidente Joe Biden e Donald Trump e da divulgação de novos dados econômicos que podem ajudar a definir os rumos dos juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) – especialmente após as falas da diretora Michelle Bowman, que reduziram as expectativas de cortes de juros na quarta-feira (26).

Em outros mercados, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) estão próximos da estabilidade. O dólar devolve parte da forte alta da última quarta-feira frente à maioria das moedas, os contratos futuros do petróleo avançam pelo segundo dia, enquanto os preços futuros do minério de ferro registraram leve baixa em Singapura, após alta expressiva nas duas sessões anteriores, apoiada por sinais de que a demanda chinesa poderá aumentar depois de medidas do país para o setor imobiliário.

O ambiente externo não parece contribuir para a continuidade do movimento de recuperação do Ibovespa nesta quinta-feira. Dito isso, sem a ajuda de um forte referencial vindo lá de fora, questões intrinsicamente domésticas deverão dar o tom aos negócios, como a visão do Banco Central (BC) para a inflação nos próximos anos dentro do Relatório Trimestral de Inflação (RTI) – lembrando que o Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou o centro da meta de inflação em 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, após a publicação do decreto regulamentando a meta contínua de inflação. O novo sistema entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025.

Agenda econômica

Brasil: Destaque para a publicação do Relatório Trimestral de Inflação, ainda antes da abertura dos mercados (8h), enquanto a coletiva de imprensa da diretoria do Banco Central será no fim da manhã (11h). O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de junho (8h) e o saldo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de maio (14h30) também estão previstos.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre os eventos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ministros, incluindo Fernando Haddad (Fazenda), participam da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (9h30).

EUA: A leitura final do Produto Interno Bruto (PIB) no 1º trimestre, os pedidos semanais de auxílio-desemprego e as encomendas de bens duráveis em maio serão publicados no mesmo horário (9h30), seguidos das vendas pendentes de imóveis mais tarde (11h). Acontece também o primeiro debate entre os candidatos democrata e republicano à presidência (22h).

China: O lucro industrial subiu 0,7% em maio na comparação anual, depois da expansão de 4,0% em abril. No acumulado de janeiro a maio, o lucro industrial avançou 3,4% na comparação com igual período do ano passado.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

Publicidade