Em meio a uma agenda de indicadores mais fraca hoje nos Estados Unidos e das expectativas pelo índice de preços de gastos com consumo (PCE), a medida inflacionária preferida do Fed para suas decisões de juros, além de um discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, ambos na sexta-feira (29), faltam maiores direcionadores para os mercados – sugerindo a continuidade do movimento recente.
Leia também
De fato, o que se vê nesta quarta-feira (27) são índices futuros subindo em Nova York, juros dos Treasuries com fôlego curto, dólar oscilando perto da estabilidade e bolsas europeias tentando assumir trajetória positiva.
Entre as commodities, porém, a direção é mais negativa, com queda dos contratos futuros do petróleo e novo tombo dos preços futuros do minério de ferro, desta vez com um recuo de 3,53% na China.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Por aqui, as persistentes (e fortes) quedas do minério de ferro limitam um grande desempenho do Ibovespa –haja vista a participação relativa de Vale no índice, assim como dos ativos correlatos.
Além disso, após a ata do Copom, o mercado aparentemente continua dividido sobre os próximos passos da política monetária, uma vez que o documento atrelou a definição do ritmo e da taxa terminal de juros à evolução dos dados da economia doméstica e global –que, atualmente, é altamente dependente de uma recuperação na China e do início de cortes de juros na maior economia do mundo.
Agenda econômica 27/03:
Brasil: Destaque para o IGP-M de março, conhecido logo cedo (8h), e para o Caged de fevereiro (14h). Para o dado de inflação, esperava-se que o IGP-M caísse 0,25% em março, após recuar 0,52% em fevereiro, e em 12 meses, a estimativa intermediária indicava deflação de 4,05%, ante queda de 3,76% até fevereiro. Os resultados oficiais foram uma deflação de 0,47% no mês, maior que a esperada, resultando em uma deflação acumulada de 4,26% em 12 meses.
Publicidade
Já para o dado de empregos, a mediana do mercado indica a criação líquida de 232,5 mil vagas com carteira assinada em fevereiro, após um saldo positivo de 180.395 em janeiro. Entre os eventos do dia, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concede entrevista (7h30), o Diretor de Regulação do Banco Central Otavio Damaso (9h) e o membro do BCE, Frank Elderson (9h30) participam de evento no Rio de Janeiro e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança um novo submarino ao lado do francês Emmanuel Macron (10h40).
Além disso, durante à tarde, Fernando Haddad, o vice-presidente Geraldo Alckmin e opresidente da França, Emmanuel Macron, estarão no Fórum Econômico Brasil-França (14h).
EUA: Saem apenas os dados de estoques de petróleo (11h30). A secretária do Tesouro americano, Janet Yellen discursa (15h30) e o diretor do Federal Reserve, Christopher Waller, participa de webinar (19h).
China: O lucro industrial teve expansão anual de 10,2% no primeiro bimestre de 2024, depois de cair 2,3% em todo o ano passado.
Publicidade
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.