Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: Mercados ainda tentam adivinhar os próximos passos do Fed

A operação possui validade apenas para o pregão desta sexta-feira (13)

A semana vai chegando ao fim em meio a um clima levemente positivo no exterior, apesar do índice de preços ao produtor americano ter mostrado na quinta-feira (12) leve avanço em relação ao mês anterior, deixando investidores tentando adivinhar o tamanho do corte esperado pelo Federal Reserve (Fed) na próxima semana. De fato, a curva futura dos Fed Funds ainda mostra maior probabilidade de uma redução de 0,25 ponto porcentual, mas o cenário de meio ponto porcentual ganhou força. Além disso, no cenário político internacional, a primeira pesquisa da Reuters/Ipsos de intenção de voto após o debate presencial nos Estados Unidos mostrou a candidata democrata Kamala Harris na liderança contra o candidato republicano Donald Trump: conforme o levantamento, 47% dos eleitores registrados dizem que votariam em Harris se a eleição fosse hoje, em comparação com 42% que dizem que votariam em Trump.

Em outros mercados, o dólar recua frente as principais moedas, os rendimentos dos Treasuries caem, os contratos futuros do petróleo seguem rumo ao seu primeiro ganho semanal em um mês, influenciados pela tempestade Francine que interrompeu a produção em algumas regiões, enquanto os preços futuros do minério de ferro registraram a terceira semana de alta em quatro, em meio a sinais de que demanda na China possa estar em recuperação após prolongada queda, embora tenham encerrado a sessão em leve queda de 0,29% em Dalian, cotados ao equivalente à US$ 97,48 por tonelada.

Aparentemente, o cenário externo continua não oferecendo obstáculos ao desempenho dos nossos ativos hoje, mas questões intrinsicamente locais podem continuar dando um contorno específico aos negócios -como os dados mais fortes de atividade lidos recentemente, que aumentaram as apostas sobre uma alta mais agressiva da Selic.

Agenda econômica

Brasil

Destaque para a divulgação do IBC-Br de julho (9h00), para o qual se espera queda de 0,50%, após alta de 1,37% em junho. Entre os eventos do dia, a Secretaria de Política Econômica da Fazenda divulga o Prisma Fiscal, um boletim com as previsões do mercado para os principais indicadores fiscais (10h00) e o Boletim Macrofiscal e grade de parâmetros macroeconômicos, com projeções que vão nortear o próximo relatório bimestral de receitas e despesas (14h00).

EUA

A pesquisa da Universidade de Michigan que traz o sentimento do consumidor e as expectativas de inflação (11h00) é o único dado previsto no dia.

China

Durante a noite, saem as vendas no varejo, produção industrial e investimento em ativos fixos em agosto (23h00).

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

 

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.