Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: Nova suspensão de tarifas no radar

A operação possui validade apenas para o pregão desta terça-feira (15)

Ainda em meio a um ambiente de cautela devido à guerra comercial e seu potencial impacto econômico negativo, a expectativa pela suspensão temporária de tarifas sobre automóveis e peças, proposta por Donald Trump, apoia a extensão da recuperação das bolsas globais. Nesta terça-feira, os principais índices asiáticos e europeus operam em alta, na mesma direção dos índices futuros de Nova York. Por lá, investidores também acompanharão a temporada de resultados, que reserva números dos bancos. Em paralelo, os rendimentos dos Treasuries corrigem levemente a queda acentuada da véspera, o índice dólar (DXY) opera estável e o ouro apresenta leve alta.

Entre as commodities, o minério de ferro apresentou novo avanço –desta vez de 0,99% em Dalian, cotado a US$ 97,49, enquanto o petróleo Brent exibe ligeira queda.

Por aqui, o bom humor no exterior e a alta do minério de ferro podem ajudar o Ibovespa. Na agenda doméstica, as atenções estão voltadas para o envio do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026 ao Congresso, que tem como um dos principais desafios a estimativa de receitas apresentada pelo governo para viabilizar um superávit primário de 0,25% do PIB no próximo ano. Pelo lado corporativo, a Vale divulgará seu relatório de produção e vendas referente ao 1º trimestre após o fechamento do pregão.

Agenda econômica

Brasil

A agenda desta terça-feira, 15, já reservou a divulgação do IGP-10 de abril. O índice teve queda de 0,22%, após alta de 0,04% em março. A Fazenda divulga Prisma Fiscal, com as previsões do mercado sobre os indicadores fiscais (10h). O Tesouro faz leilões de NTN-B e LFT (11h). O presidente Lula participa de cerimônia de ampliação da fábrica da Nissan em Resende (RJ), às 15 horas. Após o fechamento do pregão, a Vale divulgará relatório de produção e vendas.

EUA

Foco em discursos de dois dirigentes do Federal Reserve (Fed): Presidente do Fed de Richmond, Tom Barkin (12h35) e a diretora Lisa Cook (20h10). Na agenda corporativa, destaque aos balanços do BofA e do Citi, antes da abertura do mercado em NY.

Europa

Serão revelados dados de produção industrial, vendas no varejo e investimento em ativos fixos (23h).

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?

Publicidade

Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail