
Ouça aqui a abertura de mercado no Spotify
Após a maior sequência de ganhos para o S&P 500 em duas décadas, os índices futuros de Nova York esboçam um começo de semana mais ameno e no campo negativo, ainda diante das elevadas incertezas sobre a guerra comercial. O presidente Donald Trump disse que não tem planos para conversar com Xi Jinping esta semana, embora tenha sinalizado possíveis acordos com outros parceiros nos próximos dias. Do outro do Atlântico, as ações de empresas europeias permanecem estáveis e os mercados do Reino Unido ficam fechados devido a um feriado local.
Em outros mercados, o dólar cai pelo segundo dia seguido frente outras moedas, os rendimentos dos Treasuries estão em leve alta, os contratos futuros do petróleo afundam com o aumento na produção da Opep+ em mais de 400 mil barris por dia a partir de junho, o que eleva o receio com a oferta em um momento em que a demanda é desafiada, enquanto os preços futuros do minério de ferro avançaram na madrugada em Singapura.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A fraqueza dos mercados americanos e do petróleo podem pesar sobre os ânimos dos investidores por aqui também, especialmente antes de uma possível nova alta da taxa Selic pelo Copom, nesta super quarta-feira –mais importante do que a magnitude do aperto em si, as atenções estão sobre se o Copom sinalizará, ou não, o encerramento do atual ciclo de aumento de juro.
Confira também todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Agenda econômica
Brasil
O Copom anuncia a nova taxa Selic na quarta-feira e o IPCA de abril sai na sexta-feira. Também a produção industrial de março e a balança comercial de abril serão publicados na quarta-feira. Hoje, já foi divulgado o IPC-S, que desacelerou a 0,52% em abril, ante 0,44% em março, e também sai o boletim Focus. Entre os eventos, o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, fala em evento do LIDE (11h), o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de sessão pública (15h30) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se com Ministros e os presidentes do Banco do Brasil e Caixa (16h).
EUA
O Fed anuncia decisão de juros na quarta, quando o secretário do Tesouro, Scott Bessent, testemunha na Câmara dos Representantes. Hoje saem os PMIs de abril medidos pelas S&P Global (10h45) e ISM (11h), junto com a balança comercial de março.
Europa
O Banco da Inglaterra anuncia sua decisão sobre juros na quinta-feira (8).
China
Estão previstos os dados de balança comercial e os índices de preços ao consumidor (CPI) e produtor (PPI), todos referentes ao mês de abril, nas próxima sexta-feira (9).
Publicidade