Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: Olha a tarifa… É mentira?!

A operação possui validade apenas para o pregão desta terça-feira (1º)

Após um início de semana turbulento, o ânimo no mercado financeiro parece melhorar – ao menos para os europeus, onde a maioria dos mercados acionários reagem em alta nesta manhã de terça-feira (1º), na primeira sessão do mês de abril e do segundo trimestre do ano.

Ainda assim, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) seguem em queda, enquanto o ouro estende a sequência de ganhos, evidenciando ainda uma busca por ativos mais seguros antes do anúncio das tarifas dos EUA, programado para amanhã.

Em outros mercados, os contratos futuros do petróleo têm leve alta, após ganhos na véspera, ainda sob a ameaça de Donald Trump de restringir exportações do produto pela Rússia. Enquanto isso, os preços futuros do minério de ferro subiram 1,86% na madrugada em Dalian, cotados a US$ 109,13 por tonelada, em reação aos dados que mostraram que a atividade manufatureira da China atingiu o nível mais alto em quatro meses.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Se por um lado a falta de fôlego em Nova York pode afetar o apetite por aqui, as altas entre as principais commodities para o Ibovespa hoje devem ser um contraponto.

Como direcionador adicional para a formação de preços, o diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Diogo Guillen, disse na segunda-feira (31) que a defasagem temporal da política monetária justifica a alta de menor magnitude na Selic – embora tenha citado ainda a incerteza em relação a quanto menor será essa magnitude.

Agenda econômica

Brasil

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, se reúne com o CEO do Banco Master, Daniel Vorcaro (11h). Entre os indicadores, está previsto apenas o IPC-S de março (8h).

EUA

Destaques para a divulgação dos índices dos gerentes de compras (PMIs) do setor industrial (10h45 e 11h), para o relatório do mercado de trabalho Jolts (11h) e os investimentos em construção (11h).

China

O índice de gerentes de compras (PMI) industrial subiu de 50,2 em fevereiro para 50,5 na leitura de março, enquanto economistas esperavam crescimento menor do índice, para 50,3. Já o PMI de serviços avançou de 50,0 em fevereiro para 50,3 em março. Em ambos os casos, o indicador acima de 50 pontos aponta que a atividade econômica continua em expansão, e fica no radar do mercado financeiro hoje.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?

Publicidade

Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail