A semana começa com mercados predominantemente negativos, em um dia em que há escassez de direcionadores na agenda econômica internacional. Contudo, nos próximos dias serão conhecidos dados de inflação de dezembro e acumulado de 2024 tanto nos Estados Unidos, quanto na Europa. Além disso, a safra de balanços do 4T24 começará esta semana, no exterior, com os bancos norte-americanos abrindo a temporada.
Se para as bolsas o movimento é de continuidade às quedas, após o forte relatório dos EUA sobre folha de pagamento de setores não-agrícolas do país (payroll) na sexta-feira, para os títulos de renda fixa americanos (Treasuries) e o dólar, o dia é novamente de avanços. Para os títulos soberanos dos EUA, os T-notes de 2 e 10 anos seguem em alta, em meio as preocupações com as possíveis políticas inflacionárias de Trump e os sinais na economia que desmotivam uma continuidade no afrouxamento monetário por parte do Fed. Para as commodities, os contratos futuros de minério de ferro mais negociados em Dalian, durante a madrugada, deram sequência ao movimento de recuperação e avançaram 1,92%. Enquanto isso, as cotações futuras de petróleo também sobem, ao passo que o barril do tipo Brent já é negociado ao redor de US$ 81.
Por aqui, o avanço das commodities pode dar fôlego aos papeis ligados a elas, mas a escalada dos juros e do câmbio no exterior pode influenciar o comportamento da curva futura dos DIs limitando o comportamento das ações cíclicas domésticas.
Agenda econômica
Brasil
O boletim Focus foi conhecido logo pela manhã (8h25). O dia ainda reserva a live com o diretor do Banco Central, Diogo Guillen, às 10h, enquanto Gabriel Galípolo, presidente do BC, novamente participa de reuniões bimestrais do BIS às 9h. Por fim, entre os eventos do dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com Sidônio Palmeira, futuro ministro da Secom, às 9h, participa, à distância, da cerimônia de aniversária da Caixa, às 10h, e se reúne com demais ministros e líderes do Congresso, na Câmara, às 11h. Para os próximos dias são esperados os dados de serviço de novembro, na quarta-feira, o IBC-BR, na quinta-feira, e o IGP-10 de janeiro, na sexta-feira.
EUA
A semana reserva a inflação ao produtor (PPI) de dezembro, na terça-feira, a inflação ao consumidor (CPI) e o Livro Bege do Fed, na quarta-feira, as vendas no varejo, na quinta-feira, e a produção industrial, na sexta-feira. Além disso, Citigroup, Goldman Sachs, JPMorgan e Wells Fargo divulgam seus números do quarto trimestre de 2024, na quarta-feira, e o Bank of America e Morgan Stanley, publicam na quinta-feira.
Europa
Estão previstos o relatório mensal de produção de petróleo da OPEP, na quarta-feira, a ata do BCE e o CPI da Alemanha, na quinta, além do CPI, da zona do euro, na sexta-feira.
China
Na China o PIB do 4º trimestre, as vendas no varejo e a produção industrial de dezembro serão conhecidos na quinta-feira, enquanto o banco central local (PBoC) define taxa (LPRs) de 1 e 5 anos, no domingo.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos