![Logo E-Investidor](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/themes/e-investidor/assets/v2/imgs/navbar/logo.webp)
Em mais um dia em que os investidores aguardam os dados americanos para revisarem suas posições, as principais bolsas europeias e os índices futuros de Nova York operam de lado. Ainda assim, os sinais de que as tarifas recíprocas dos Estados Unidos podem levar semanas para entrar em vigor deixam os investidores menos apreensivos, o que pode aumentar o apetite ao risco a depender da leitura dos indicadores.
Em outros mercados, o dólar estende a baixa frente às principais moedas, os rendimento dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) operam estáveis, os contratos futuros do petróleo têm leve alta, enquanto os preços futuros do minério de ferro caíram 0,98% em Dalian, aos US$ 111,17 por tonelada, depois de atingirem o maior nível em quatro meses com a notícia de um ciclone tropical prejudicando as operações das mineradoras na Austrália.
Esse ambiente sugere uma abertura mais amena para os ativos locais também. Entre os fatores locais, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que os projetos de isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil e do novo consignado privado podem chegar ao Congresso antes do Carnaval.
Agenda econômica
Brasil
Destaque para a palestra do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo(10h). Além disso, os diretores da autarquia, Diogo Abry Guillen (Política Econômica), e Renato Dias De Brito Gomes (Organização do Sistema Financeiro e de Resolução) participam da 98ª Reunião Trimestral com Economistas, pela manhã e à tarde. Por fim, o Presidente Luis Inácio Lula da Silva dá entrevista (8h), anuncia investimentos para a COP (11h) e participa de cerimônia de anúncio de investimentos da Vale (15h10).
EUA
Os dados de janeiro das vendas do varejo saem logo cedo (10h30) seguido dos da produção industrial (11h15).
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos