Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: Tom é positivo no exterior antes do CPI dos EUA e decisão do Fed

Os principais fatos e acontecimentos que vão impactar o Ibovespa nesta quarta-feira (12)

A agenda econômica desta quarta-feira (12) se volta para a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), com projeções econômicas e coletiva do presidente da instituição, Jerome Powell.

As apostas são de manutenção dos Fed Funds (equivalente à taxa Selic no Brasil) pela sétima vez consecutiva, na faixa de 5,25% a 5,50% ao ano. Os investidores também vão monitorar o índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA de maio.

Nesse ambiente, os índices futuros das bolsas de Nova York operam em leve alta, após o desempenho misto da última terça-feira, enquanto as bolsas europeias avançam com mais fôlego.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) operam em alta, revertendo a queda da sessão anterior, e o dólar opera próximo da estabilidade ante outras moedas fortes.

Em relação às commodities, os contratos futuros do petróleo ampliaram ganhos levemente após a divulgação do relatório mensal da Agência Internacional de Energia (AIE). Já o minério de ferro estende a baixa da véspera, recuando 0,92% em Dalian, na China, cotado ao equivalente a US$ 111,72 por tonelada.

Aqui no Brasil, a sessão deve começar com fôlego limitado para os ativos domésticos, à espera do CPI dos EUA e da decisão do Fed. O dado de serviços também será monitorado, mas não deve mudar a aposta de Selic estável em 10,50% na próxima semana.

No Congresso, a Câmara encerrou, na terça-feira (11), a votação do projeto de lei que regulamenta o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover). Uma das mudanças feitas pelo Senado no texto foi rejeitada e as outras foram acatadas.

Publicidade

Os incentivos para montadoras e a chamada “taxa das blusinhas”, o imposto de importação de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50 incluído na proposta, vão agora para sanção presidencial.

Agenda econômica

Brasil: Nesta quarta-feira, saem os dados da Pesquisa Mensal de Serviços de abril (9h). O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, palestra na cerimônia de premiação de Central Bank of the Year, em Londres. O indicador deve desacelerar para alta de 0,2% em abril, de 0,4% em março.

EUA: A decisão de juros do Federal Reserve (15h) fica no foco, acompanhada de projeções econômicas e seguida de coletiva do presidente da instituição, Jerome Powell (15h30). Ainda nesta quarta-feira, será conhecido o índice de preços ao consumidor (CPI) de maio (9h30). O dado deve desacelerar para alta de 0,1% em maio, na margem, após alta de 0,3% em abril.

Europa: Vários dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) discursam, entre eles o vice-presidente Luis de Guindos (10h) e o dirigente e presidente do BC da Alemanha, Joachim Nagel (16h).

Na Alemanha, a taxa anual de preços ao consumidor subiu 2,4% em maio, de 2,2% em abril. Na comparação mensal, o CPI alemão subiu 0,1% em maio, todos dentro das estimativas. No Reino Unido, a produção industrial caiu 0,9% em abril ante março, aquém do esperado por analistas (-0,1%).

Publicidade

China: O CPI mostrou alta de 0,3% em maio, na comparação anual, mesmo avanço de abril e abaixo da expectativa de 0,4%.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.