Mercado

As 5 ações mais rentáveis do Ibovespa em janeiro

Com o “efeito Americanas”, as ações da Magazine Luiza lideram o ranking do mês

  • Segundo levantamento da Ágora Investimentos, as ações da Magazine Luiza (MGLU3) apresentaram uma valorização de 61,7% em janeiro
  • Na visão de analistas, os ganhos não são o suficiente para afirmar que o papel segue em um movimento de recuperação
  • No ranking das maiores altas, as ações da CSN Mineração e da CSN apareceram com altas de 30,9% e de 27,2%, respectivamente

O efeito do “rombo financeiro” da Americanas (AMER3) e a valorização do preço do minério no mercado internacional foram os principais “drives” para os maiores ganhos de janeiro na bolsa.

Segundo levantamento da Ágora Investimentos, as ações da Magazine Luiza (MGLU3) apresentaram a maior alta do Ibovespa, com uma valorização de 61,7% no acumulado do mês. Os ganhos têm relação direta com a inconsistência financeira da Americanas, que colocou a varejista na mira dos investidores e beneficiou Magalu.

“Esse mês de janeiro houve claramente um movimento migratório com os investidores saindo de Americanas e entrando em Magazine Luiza. De certa forma, a dinâmica de competição arrefeceu com a entrada da Americanas no processo de recuperação judicial”, informou a Ágora em relatório ao E-Investidor.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por esse motivo, a valorização é vista apenas como apenas um “ajuste técnico” de MGLU3 diante do seu histórico de perdas e não em virtude da melhora do seu fundamento de investimento. Desde 2021, as ações seguem em um movimento de queda diante da piora no cenário econômico com juros elevados e inflação reduzindo o poder de compra do consumidor.

“Vale lembrar que, em outubro de 2022, as ações da Magalu estavam a R$ 4,75 e fecharam o ano a R$ 2,74. Essa é uma queda superior a 40%. Se a olharmos para um prazo maior, de outubro de 2021 a dezembro de 2022, o papel sofreu uma desvalorização de 80%”, afirma Ricardo Brasil, fundador da Gava Investimentos.

Já as ações da  CSN Mineração (CMIN3) e da Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3) apareceram logo em seguida, com uma valorização de 30,9% e de 27,2%, respectivamente. Mas ao contrário da Magalu, a boa performance foi reflexo do exterior, com o anúncio da flexibilização da economia da China repercurtindo de forma positiva no preço do minério de ferro.

“Por que a CSN se recuperou mais do que a Vale (VALE3) e Gerdau (GGBR4)? Porque a ação sofreu muito no ano passado com a alta dos juros e a companhia é muito mais alavancada que seus pares”, diz Mário Goulart, analista CNPI e criador do canal do YouTube “O Analisto”.

Publicidade

As ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) também entraram na lista com ganhos de 25,4% no acumulado de janeiro. Segundo a Ágora Investimentos, a companhia se beneficia com a deterioração do cenário macroeconômico e com as perspectivas mais altas para inflação em virtude da sua maior exposição a produtos de formato mais “premium” e da sua melhor dinâmica de capital de giro.

“Além disso, esse mês de janeiro, o conselho de administração da empresa aprovou proposta de redução do seu capital social mediante entrega de ações do Éxito (varejista de alimentos listado com operações na Colômbia, Argentina e Uruguai.) aos seus acionistas, no âmbito da segregação dos negócios entre as companhias”, informou a Ágora em relatório ao E-Investidor.

A notícia foi bem recebida pelo mercado por gerar valor no longo prazo e melhora na estrutura de capital da companhia. As ações da Natura (NTCO3) também entrara na lista com uma queda de 25,3% no acumulado de janeiro.

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos