Publicidade

Vídeos

Bolsas globais oscilam com dúvidas sobre o novo prazo das tarifas de Donald Trump

Feriado em SP reduz liquidez local, enquanto temas fiscais e políticos dominam a agenda brasileira

Ouça aqui a abertura de mercado no Spotify

O dia começa com as principais bolsas globais exibindo desempenho misto, ainda refletindo as dúvidas em torno da política comercial americana. Lembrando que, nos últimos dias, as notícias de que Donald Trump efetivamente adiou o prazo de suas tarifas, ao mesmo tempo em que delineou novas taxações visando mais de uma dúzia de países, trouxeram reações bastante tímidas aos mercados.

Em outros mercados, o dólar opera de lado frente as principais moedas, os rendimentos dos Treasuries (títulos de dívida emitidos pelo governo norte-americano) recuam ligeiramente, os contratos futuros do petróleo ensaiam a terceira alta seguida, enquanto os preços futuros do minério de ferro subiram 0,68% na madrugada em Dalian, na China, aos US$ 102,66 por tonelada.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Aqui no Brasil, o pregão da B3, a Bolsa de Valores do País, funcionará normalmente hoje (8), apesar do feriado no Estado de São Paulo, que deve retirar uma parte considerável da liquidez local.  Além disso, a falta de uma forte referência externa sugere que temais intrinsicamente domésticos, especialmente o fiscal, devem atrair as atenções.

Neste sentido, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e os líderes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre se reuniram para tentar uma conciliação em torno do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), enquanto a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse que a meta de resultado primário de 2026 é “possível, mas desafiadora”.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

Agenda econômica

Brasil

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, participa de audiência na Câmara e o fluxo cambial semanal e o Índice de Commodities (produtos primários) do Brasil de junho serão conhecidos (14h30). Ainda na Câmara, o Ministro Alexandre Silveira comparece (9h30) à Comissão de Minas e Energia para discutir a MP 1300/2025 que altera regras do setor elétrico, e a Ministra Esther Dweck participa de audiência sobre a Reforma Administrativa (14h).

O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participa da solenidade dos 93 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 em São Paulo (9h) e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, em visita oficial (10h).

EUA

Destaque para a divulgação da ata da reunião de junho do Fed, o banco central americano. (15h).

Europa

Os dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) Luis de Guindos (8h) e Joachim Nagel (9h15) discursam hoje.

China

O índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 0,1% em junho, na comparação anual, depois de cair 0,1% no mês anterior, superando a expectativa de estabilidade. Na comparação mensal, o CPI de junho cedeu 0,1%. Já o índice de preços ao produtor (PPI) teve queda anual de 3,6% em junho, após recuo de 3,3% em maio, levemente mais negativo do que o esperado (uma deflação de 3,2%)

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?

Publicidade

Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail