O sinal positivo prevaleceu nos mercados acionários globais nesta sexta-feira. Nos Estados Unidos, o PMI Industrial recuou a 47,8, versus estimativa de 49,5, indicando retração da atividade econômica, enquanto o índice de sentimento econômico mostrou piora na passagem entre janeiro e fevereiro.
Leia também
Ambos os índices ajudaram a explicar o recuo dos rendimentos dos Treasuries, abrindo espaço para comportamento positivo das bolsas. Mais cedo, na Europa, os índices de ações também avançaram, apesar dos recentes alertas dos dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) sobre a persistência dos preços.
No Brasil, o destaque da agenda foi a leitura do PIB de 2023, que confirmou as estimativas do mercado ao registrar crescimento de 2,9% em base anual. No mercado, a alta de quase 2% na cotação do petróleo não foi suficiente para dar impulso às ações da Petrobras, ao mesmo tempo em que a queda de 1,7% na cotação do minério de ferro acabou pesando sobre as ações da Vale.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Neste ambiente, o Ibovespa teve alta tímida de 0,12%, aos 129.180 pontos, beneficiado por ações mais sensíveis a queda dos juros futuros. O giro financeiro da sessão foi de R$ 21,1 bilhões. Nos demais mercados, o dólar recuou 0,35%, aos R$ 4,95, enquanto os juros futuros se ajustaram em baixa. Na próxima semana, destaque nos Estados Unidos para os dados do mercado de trabalho, e, no Brasil, para o resultado da produção industrial.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.