Na última sessão da semana antes do feriado de carnaval, as bolsas no exterior apresentaram comportamento misto. Nos Estados Unidos, a revisão para baixo na leitura do índice de preços ao consumidor (CPI) referente a dezembro não foi suficiente para aliviar a pressão nos juros dos Treasuries, que avançaram pelo terceiro dia consecutivo com dirigentes do Federal Reserve (Fed) afirmando não ter pressa para começar o corte de juros por lá.
Leia também
No entanto, mesmo com o pano de fundo macroeconômico adverso, Nasdaq e S&P500 novamente encerraram o dia em alta a partir do rali de empresas de tecnologia. Já na Europa, as principais bolsas encerraram o dia em queda, com investidores digerindo dados de inflação na Alemanha, e dirigente do Banco Central Europeu (BCE) adotando discurso similar ao do FED. Entre as commodities, o petróleo avançou pela quinta sessão consecutiva, em meio a riscos relacionados à oferta com quadro ainda incerto no Oriente Médio.
Por aqui, o destaque da agenda econômica foi a divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de dezembro, que frustrou as expectativas com alta menor do que o esperado, indicando um final de ano ainda mais fraco para a atividade do país.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já na bolsa, o Ibovespa sentiu o peso da queda das ações da Vale, Petrobras e de alguns bancos e novamente pouco aproveitou a influência positiva do avanço nos preços do petróleo. O principal índice da B3 encerrou a sexta-feira com queda de 0,15% aos 128.026 pontos, com giro financeiro de R$ 23,6 bilhões. Na semana, o movimento foi positivo em 0,66%. No câmbio, o dólar recuou 0,67% frente ao real, cotado a R$ 4,96. Enquanto nos juros o movimento foi misto, com leve recuo dos vértices curtos, e pequeno avanço dos vencimentos médios e longos.
A leitura é que os investidores evitaram assumir posições às vésperas da divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos, na terça-feira, dia sem negócios no Brasil por causa do carnaval. A bolsa brasileira agora só volta a funcionar na próxima quarta-feira, dia 14/02, a partir de 13h.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.