Na véspera da decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), foi conhecido nesta terça-feira (12) o índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos, que trouxe números em linha com o esperado, com a inflação anual em 3,1% na leitura de novembro, desacelerando após alta de 3,2% no mês anterior. O dado trouxe volatilidade aos mercados, mas a forte queda do petróleo na sessão ajudou a reduzir os juros do título de 10 anos.
Leia também
Nas bolsas, o que se viu foi viés de queda nos mercados da Europa, enquanto os índices de Nova York fecharam o dia em alta. No Brasil, também foi divulgado o índice de preços ao consumidor. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro mostrou alta de 0,28%, praticamente em linha com a mediana nas estimativas (0,29%). No ano, o IPCA acumula alta de 4,04% e, nos últimos 12 meses, de 4,68%, abaixo dos 4,82% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em geral, a leitura confirmou um cenário benigno para o comportamento dos preços, ajudando na queda dos juros longos.
Apesar deste cenário, o Ibovespa voltou a realizar lucros, encerrando o dia em baixa 0,4%, aos 126.403 pontos e giro financeiro de R$ 18,6 bilhões.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Amanhã (13), teremos a super quarta-feira, com decisões de juros nos EUA e no Brasil. No caso norte-americano, a expectativa é pela manutenção dos fed funds, enquanto, no Brasil, a projeção de mercado é de corte de 0,5 p.p. na Selic.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.