Publicidade

Conteúdo Patrocinado . Vídeos

Incertezas limitam o apetite por risco e mercados globais fecham com cautela; Ibovespa recua

O principal índice da B3, a Bolsa de Valores brasileira, fechou com queda de 0,12%, aos 134.511 pontos, impulsionado pelo setores financeiro, consumo e energia elétrica

Os mercados internacionais operaram com cautela nesta quinta-feira (21), em compasso de espera pelo discurso do presidente do Federal Reserve System, Jerome Powell, em Jackson Hole, previsto para amanhã, que pode redefinir as expectativas sobre os juros nos EUA.

Pela manhã, o Índice Gerentes de Compra (PMI) americano veio acima do esperado, fortalecendo o dólar e elevando os yields (rendimento) dos Treasuries (títulos de dívida emitidos pelo governo norte-americano). Em contrapartida, resultados fracos de grandes varejistas e dúvidas sobre o avanço da inteligência artificial pressionaram os índices acionários. Na Europa, ações do setor de defesa se recuperaram, enquanto o petróleo avançou diante de tensões geopolíticas e incertezas sobre a oferta global.

No Brasil, o cenário político seguiu como principal fonte de volatilidade, mesmo com arrecadação federal acima do esperado e suporte das commodities (produto primário). O Ibovespa o principal índice da B3, a Bolsa de Valores brasileira – fechou com queda de 0,12%, aos 134.511 pontos, com volume financeiro de R$ 15,4 bilhões. O dólar subiu 0,11%, cotado a R$ 5,48, refletindo o ambiente externo e a cautela doméstica.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os juros futuros retomaram a trajetória de alta, após correção na véspera. Entre os setores do índice, materiais básicos foi o único a apresentar leve alta, apoiado pela valorização das commodities e pelo câmbio. Já os desempenhos mais negativos vieram dos setores financeiro, consumo e energia elétrica, que refletiram a aversão ao risco e o ambiente de maior incerteza.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?

Publicidade

Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail