Vídeo

Abertura de Mercado: Clima de feriado em São Paulo pode limitar ajustes locais

Principais bolsas europeias operam em baixa à espera por decisão do BCE

A quinta-feira (25) começa com sinais divergentes vindos do exterior, sendo que os índices futuros de Nova York se sustentam em alta, enquanto as principais bolsas europeias operam em baixa em meio à espera pela decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) –a primeira de 2024 entre as economias desenvolvidas.

Para além do mundo das bolsas, o dólar recua frente moedas rivais, os juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) também caem, os contratos futuros do petróleo ampliam os ganhos de ontem e avançam mais de 1%, em meio às persistentes tensões no Oriente Médio, enquanto os preços futuros do minério de ferro avançaram 1,6% em Dalian, cotados ao equivalente aU$137,96 por tonelada.

Apesar de a B3 operar normalmente, mesmo com o feriado municipal em São Paulo, é provável que o dia seja de liquidez mais restrita em nossos mercados hoje. Além disso, em função da agenda interna mais vazia, os ajustes locais devem ser influenciados pela volatilidade externa – o EWZ, principal ETF brasileiro negociado lá fora, por exemplo, subia mais de 0,50% no pré-mercado.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Do lado fiscal, são esperadas novidades apenas na próxima semana, já que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), convocou uma reunião para segunda-feira para arbitrar os principais temas que geraram atrito entre Deputados e o Governo neste início de 2024, como a medida provisória da reoneração e o veto às emendas de comissão – portanto é improvável que muitos prêmios sejam retirados da curva nos próximos dias.

Agenda econômica

Brasil: Estão previstos os indicadores de confiança do consumidor em janeiro (8h) e o fluxo cambial semanal (14h30). Entre os eventos, o Tesouro faz leilão de títulos públicos prefixados (11h) e, antes de ir a evento na USP (18h30), o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participará de forma virtual de reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) (15h).

EUA: Destaque para a primeira leitura do PIB do quarto trimestre e do ano de 2023 consolidado, além do índice de preços (PCE, na sigla em inglês) (10h30). No mesmo horário saem os pedidos semanais de auxílio-desemprego, os resultados de dezembro das encomendas de bens duráveis e o índice de atividade nacional.

A secretária do Tesouro, Janet Yellen, discursa no Clube Econômico de Chicago (15h35). No setor corporativo, a American Airlines publica balanço antes da abertura dos mercados, enquanto Intel e Visa, após o encerramento dos negócios.

Europa: O BCE divulga sua decisão de juros (10h15) e, logo depois, haverá entrevista coletiva (10h45). Mais cedo, houve uma inesperada queda do índice de sentimento das empresas da Alemanha, para 85,2 pontos em janeiro, ante 86,3 pontos em dezembro.