As preocupações com o cenário inflacionário foram reforçadas nesta quinta-feira após a divulgação do PPI nos Estados Unidos. A inflação ao produtor do país surpreendeu o mercado, com números bem acima do esperado – avanço de 0,6% em fevereiro e de 1,6% em base anual, acima da estimativa dos analistas de avanço de 0,3% e 1,1% respectivamente – trazendo más notícias para as estimativas do índice de gastos com consumo (PCE), medida de inflação preferida do Fed. Neste sentido, a resiliência do indicador reduziu expectativas por início dos cortes em junho, impulsionando os rendimentos dos Treasuries e o dólar no exterior.
Nas bolsas globais, o ambiente de aversão ao risco faz com que a maioria dos principais índices de Nova York e da Europa negociem em queda. Entre as commodities, após novo recuo do minério de ferro em Dalian, na China – desta vez de 2,62%, cotado a US$ 111,01 (o menor preço de fechamento desde 21 de agosto de 2023) – o petróleo Brent inicia a tarde estendendo os ganhos da véspera, após a Agência Internacional de Energia (AIE) elevar a previsão de demanda e cortar a de oferta em 2024.
No Brasil, o crescimento das vendas do varejo em janeiro de 2,5% superou o teto das estimativas dos analistas. É a primeira alta desde setembro de 2023, quando o crescimento no volume de vendas foi de 0,8%. Após esse registro, houve dois meses de estabilidade (-0,3% em outubro e 0,2% em novembro) e a queda de dezembro. Apesar do dado positivo em termos de atividade, a precificação na curva para Selic no fim de 2024 subiu para 9,5%, de 9,4% ontem.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Neste ambiente, o Ibovespa, às 14h00, caia 0,31% aos 127.606 pontos, pressionado pelo viés de baixa das bolsas americanas e recuo do minério de ferro na China, apesar nova alta do petróleo. Nos juros, o movimento é de alta ao longo da curva a termo, seguindo a direção apontada pelos Treasuries, além de refletir as incertezas sobre o patamar final para a Selic no fim do ciclo de afrouxo monetário.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade