Publicidade

Vídeos

Mercado Intraday: Frustração com China pressiona commodities e Ibovespa

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

A ausência de estímulos significativos da China frustrou expectativas de investidores que aguardavam o anúncio de novas medidas nesta terça-feira (8), levando o índice acionário de Hong Kong a um tombo de mais de 9%, ao mesmo tempo que pressionou as principais commodities metálicas – o minério de ferro teve queda superior a 5% em Cingapura –, além de contagiar as bolsas da Europa.

O petróleo também apresentava queda firme na sessão, superior a 5%, diante da preocupação de aumento na oferta e sem a materialização de uma escalada nas tensões do Oriente Médio. Nos Estados Unidos, expectativas de ritmo moderado do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) na redução de juros apoiam novo avanço dos vencimentos longos dos Treasuries (títulos de dívida pública americana), enquanto os índices de Nova York operam no campo positivo desde a abertura, liderados pelo setor de tecnologia, porém com forte baixa de setores tradicionais, como energia, materiais e indústria.

No mercado financeiro brasileiro, a deterioração expressiva dos preços das commodities foi determinante para a queda do Ibovespa durante a manhã, deixando em segundo plano o desempenho positivo das bolsas americanas. Por volta das 14h, o principal índice da B3 recuava 0,43% aos 131.460 pontos, enquanto o dólar avançava 0,69% frente ao real, cotado a R$ 5,52. Nos juros, a maioria dos vencimentos apresentava estabilidade, apesar da alta firme do dólar e avanço dos Treasuries.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.