Crise na China impacta Vale, CSN e Usiminas; entenda as consequências

O preço do minério de ferro, o fiel da balança para setores como siderurgia e construção civil, está em forte queda no exterior, puxando com ela as cotações das ações de Vale, CSN Mineração e Usiminas.

O principal fator para tamanho mau humor é a crise imobiliária na China, apesar dos estímulos de Pequim para reativar a demanda por imóveis, novas construções e, consequentemente, aço.

O golpe ficou evidente por aqui com tombos nos lucros líquidos de 2023 de Vale (queda de 58,36%), CSN (-81%) e Usiminas (-22%), quando comparados aos números do ano anterior.

Só quem se salvou dessa foi a CSN Mineração, que aumentou o lucro e tem projeção de 10% em retorno de dividendos para 2024. Porém, com 90% de alta em 2023, as ações estariam caras, segundo o mercado.

Analistas têm recomendação neutra para quase todas as ações deste setor, mas há quem enxergue boas perspectivas em dividendos na Vale, apesar dos riscos políticos.

Uma das preocupações é a pressão do presidente Lula de emplacar um nome de confiança do governo no comando da mineradora. Entenda mais na matéria.

Leia na matéria!